Petrobras explica projetos à comunidade

Comunidaade participa de evento (Fotos: Cássia Santana / Portal Infonet)

Uma peça teatral com o Grupo Perna de Pau, da cidade Santo Amaro, foi a grande atração da reunião informativa realizada pela Petrobras para transmitir conhecimentos às comunidades costeiras sobre os projetos da estatal que envolvem os empreendimentos marítimos da Bacia de Sergipe e Alagoas.

O evento aconteceu no domingo, 3, com participação de cerca de 250 pessoas, que residem nos municípios de Itaporanga D´Ajuda, São Cristóvão e Aracaju e que se consideram afetadas diretamente pelos empreendimentos da Petrobras. O encontro aconteceu de forma descontraída e lúdica, bem diferente dos outros encontros informativos ocorridos com as comunidades.

“Antes, a Petrobras fazia estes encontros com palestras, mas agora decidimos transmitir informações com este grupo de teatro, que faz apresentação dos projetos ambientais realizados pela estatal”, informa Ricardo Leal, do Programa de Comunicação Social, responsável pela divulgação e explicações dos projetos desenvolvidos pela Petrobras.

Grupo Perna de Pau leva o lúdico para explicar projetos

Neste encontro, que aconteceu no Hotel Parque dos Coqueiros, a comunidade teve oportunidade de conhecer detalhes sobre o Programa de Comunicação, principal articulador do intercâmbio entre a Petrobras e a Comunidade, e sobre outros sete projetos e programas, que estão relacionados diretamente com a rotina da comunidade costeira.

Na oportunidade, o grupo teatral fez a apresentação do Programa de Educação Ambiental e de Compensação desenvolvido pela estatal com o objetivo de criar uma participação comunitária nas ações da Petrobras; o Programa de Controle da Poluição; Plano de Emergência Individual; Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores Marítimos. Programa de Monitoramento Ambiental da biota marinha; o Projeto de Caracterização Regional, que apresenta diagnóstico da área costeira marítima e suas características geológicas, que serve para avaliar os impactos das ações da estatal na natureza.

Também foi apresentado o Programa Regional de Monitoramento e Encalhes e Anormalidades, desenvolvido para identificar a presença de animais marinhos na área de abrangência da Petrobras, que atua num raio de 275 km, entre a região do Peba, no Estado de Alagoas, à Praia do Conde, no Estado da Bahia.

Neste programa, a estatal mantém equipes técnicas que, observando a presença de animais na região, faz o monitoramente e, nos casos de verificar debilidade, o animal é encaminhado para reabilitação e, posteriormente, devolvido ao seu habitat. Um programa articulado pela Petrobras contando com parceria do Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas, e da Fundação Mamíferos Aquáticos.

O encontro promovido pela Petrobras no domingo é fruto das exigências feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), enquanto critérios para liberação de licença para que a estatal possa permanecer desenvolvendo a exploração de petróleo e seus empreendimentos.

As próximas reuniões ocorrerão nos dias 17 deste mês, em Pacatuba, dia 24 em Coruripe (AL) e no dia 31, em Indiaroba, sempre atendendo aos municípios costeiros afetados pelos empreendimentos.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais