Petrobras vai contratar plataforma para produzir no mar de Sergipe

A Petrobras assinou um memorando de entendimento com a empresa Sevan Marine do Brasil Ltda., subsidiária norueguesa da Sevan Marine, para a utilização da plataforma Sevan SSP300 no campo de Piranema, através de um contrato de longo prazo. O campo de Piranema está localizado na costa de Sergipe, a 37 km de Aracaju.

A plataforma é do tipo FPSO – Floating, Production, Storage and Offloading –, e estará pronta e disponível para a operação em meados de 2006. A negociações finais começarão em breve, com vistas a chegar em um acordo definitivo, a ser submetido aos Conselhos de Administração de ambas as empresas.

O óleo a ser produzido encontra-se em uma lâmina d’água de 1000-1600m e é do tipo leve, com 40 graus API. A plataforma terá capacidade para produzir 15 mil barris por dia. O seu arrendamento está alinhado com as metas estabelecidas no Plano Estratégico da companhia de alcançar, em 2006, uma produção de 150 mil barris por dia de óleo leve.

O Sevan SSP300 é um novo tipo de FPSO – plataforma que produz, processa, armazena e escoa petróleo -, conhecido como Monocoluna que tem como característica a forma arredondada. Este modelo é o único do mundo e sua primeira operação de produção será no Brasil.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais