![]() |
Greve é por tempo indeterminado (Foto: Divulgação) |
Os funcionários da Petrobras fizeram na manhã desta quinta-feira,17, mais um protesto na sede da empresa estatal, localizada na Rua do Acre. A categoria entrou em greve às 0h desta quinta-feira por tempo indeterminado.
Na pauta de reivindicação, está o cancelamento do leilão do Campo de Libra, o primeiro do pré-sal, 16,53% de reajuste salarial, dentre outras reivindicações, como melhorias no plano de saúde. A categoria pede o cancelamento do leilão marcado para acontecer na próxima segunda-feira,21.
Segundo uma das representantes do Sindicato dos Petroleiros de Sergipe (Sindipetro-SE), Nercilda Rocha, a categoria realizou várias manifestações com o objetivo de pressionar a empresa. Contudo, explica que não houve contra proposta da campanha salarial e que que o Governo Federal não voltou atrás com a proposta do leilão de Libra, que ocorre na próxima segunda-feira, 21. “Como nenhuma dessas reivindicações foram atendidas, nós fomos obrigados a decretar greve nacional unificada e por tempo indeterminado, até que a empresa a apresente uma nova proposta”, garantiu.
Leilão
A sindicalista explicou ainda, os malefícios que o leilão pode causar à economia brasileira e ao trabalhador petroleiro, já que a exploração do pré-sal ficaria sob a responsabilidade de empresas multinacionais. “Nós descobrimos o maior campo petrolífero encontrado no Brasil e estamos entrando o pré- sal para as multinacionais Isso significa que não são os brasileiros que serão contratados e nem os trabalhadores da empresa que irão explorar o pré-sal. Portanto isso prejudica a Petrobras e reduz o emprego no país”, entende Nericilda.
Entenda
O leilão de Libra irá conceder áreas para exploração de petróleo e gás natural na região do pré-sal sob o regime de partilha de produção. A expectativa é que a produção seja de 1 milhão de barris por dia da área de Libra, a maior reserva de petróleo já descoberta no país.
Pelas regras, vencerá o leilão o consórcio que apresentar a maior parcela do óleo de Libra destinada à União. A Petrobras será a operadora única e sócia de todos os campos, com no mínimo 30% de participação.
A assessoria de comunicação enviou nota informando que " A Petrobras foi informada de que a greve que se iniciou hoje (17/10) tem como principais motivadores o leilão de Libra e o Projeto de Lei 4330, sobre os quais não cabe posicionamento da Petrobras. A companhia tem como prática nesse tipo de mobilização tomar todas as medidas necessárias para garantir suas operações, de modo a não haver qualquer prejuízo às atividades da empresa e ao abastecimento do mercado, sendo mantidas as condições de segurança dos trabalhadores e das instalações da companhia".
Sobre as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2013, a Petrobras realizou uma série de reuniões com as entidades sindicais e apresentou sua proposta ao longo das últimas semanas. Além de uma proposta completa para as cláusulas sociais (relacionadas ao plano de saúde, benefícios educacionais, saúde, segurança, condições de trabalho etc) , a empresa propôs um reajuste de 7,68% e uma gratificação equivalente a uma remuneração, entre outros ganhos econômicos. A Petrobras afirma que está aberta ao processo de negociação com as entidades sindicais sobre o ACT 2013.
Por Eliene Andrade