Petroleiros de Sergipe permanecem em estado de greve

Petroleiros de Sergipe estão em estado de greve (Foto: Arquivo site Petrobras)

Os funcionários que atuam nos polos da Petrobras em Sergipe permanecem em estado de greve, podendo o movimento ser deflagrado a qualquer momento, segundo avisa o diretor de base do Sindicato dos Petroleiros do Estado de Sergipe (Sindipetro), Ronaldo Aragão. “Em Sergipe, estamos lutando contra a venda de ativos e bens que a empresa tem, como campos de petróleo, a Fafen, e o Tecarmo/Polo Atalaia, entre outros. Além de questões salariais”, diz.

Segundo ele, nesta quarta, 04, representantes do Sindipetro de Sergipe, mais diretores de outros quatro sindicatos filiados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), estão no Rio de Janeiro participando de uma reunião com o objetivo de traçar o plano de renegociação com a Petrobras em relação a venda dos polos ativos e campanhas salariais.

“Precisamos de um retorno da Petrobras sobre essas reivindicações, mas já soubemos que a Petrobras vai continuar com canal aberto para negociações com sindicatos”, afirma, ao ressaltar que nesta reunião está sendo elaborada uma carta com propostas da categoria, pedindo uma mesa de negociações.

Não às Privatizações

De acordo com Ronaldo Aragão, em Sergipe a Unidade de Processamento de Gás Natural (gás de cozinha), localizada no município de Carmópolis já esta privatizada desde 2015 e está sob administração de uma empresa japoneza. Já a Fábrica de Fertilizantes Fafen, em Laranjeiras, está sob ameaça de fechamento, caso a Petrobras não consiga vender a unidade.

“A Fafen tem uma dívida com a Sergás que passa de R$ 100 milhões. Ou seja, corre um risco grande de não ser vendida. Quem vai querer comprar e assumir essa dívida? Aí fazem ameaças dizendo que se não venderem vão fechar as portas”, questionou, ao acrescentar que nesse momento de alerta,  a categoria tem deixado claro para a sociedade que a luta maior não é a de reajuste salarial dos petroleiros e, sim, de preservar a Petrobras 100% estatal. “Esse é o sentimento do povo brasileiro, que são os donos da Petrobras”, explica.

A equipe de jornalismo do Portal Infonet enviou email para assessoria de comunicação da Petrobras e continua aguardando as informações pelo email jornalismo@infonet.com.br ou tel (79)2106-8000.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais