![]() |
Evento acontece na praça Hilton Lopes no centro da capital (Fotos: Portal Infonet) |
Acontece durante todo este sábado, 18, na praça de eventos Hilton Lopez no centro de Aracaju a “Caravana Meu Bolso em Dia”. O evento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem o objetivo de orientar os cidadãos quanto a melhor forma de utilizar o próprios dinheiro e ficar com o nome em dia no mercado financeiro. O evento que segue até as 21h contará com brindes, brincadeiras e um show de encerramento com a Banda Fala Mansa.
De acordo com dados do Banco Central, em Sergipe a taxa de inadimplência das pessoas físicas nas operações de crédito está 4,38%, atingindo o seu nível mais baixo em 2011 quando chegou a 3,4%. Entretanto, a taxa de inadimplência dos brasileiros nas operações de crédito para pessoas físicas tem aumentado nos últimos anos, chegando a 5,99% em maio de 2012.
Na tentativa de reverter esse quadro, a caravana oferece a ajuda de diversos profissionais para orientar o público sobre endividamento, planejamento financeiro, cheque e cartão especial.
|
O consumidor pode conferir palestras sobre como economizar no dia-a-dia |
Quem tiver tempo, também pode assistir as palestras gratuitas oferecidas para os trabalhadores. Nela, o consumidor aprende um pouco mais sobre como economizar, obter dicas de como escolher a melhor forma de pagamento e abrir o proprio negócio.
Para Ivo Adnil Silva a palestra serve para que o cidadão possa se orientar e evitar ficar endividado. “O povo brasileiro ainda é impulsivo, compra sem saber o que pode gastar. Ainda não pensa no futuro e aí fica endividado”, analisa.
Nome Limpo
Durante o encontro, a população vai encontrar a tenda do nome limpo, onde o cidadão poderá consultar seu CPF diretamente com os profissionais da Serasa, tirar dúvidas e receber a orientação necessária para a regularização de pendências financeiras.
|
||||
Givanilto Ferreira diz que vai colocar o nome em dia
|
Quem não perdeu a oportunidade e foi logo saber como estava a situação financeira foi o porteiro Givanilto Ferreira Santos. “Vi que estou com o nome sujo, mas é porque eu estava trabalhando em dois empregos e aí fiz algumas dívidas. Vou pagar aos poucos, uma eu já estou pagando, mas ainda faltam três. Aqui é legal porque a gente pode tirar dúvidas e pedir orientações”, afirma.
Segundo o bancário Geovânio Santos Silva qualquer pessoa pode participar. “Todos podem participar. Aqui o consumidor vai verificar como está a sua situação no mercado e aprender a como organizar melhor as suas contas”, informa.
Por Aisla Vasconcelos com informações da Febraban
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B