Possível aumento do preço da gasolina gera reclamação

Postos de gasolina têm autonomia para delimitar preço do combustível / (Foto: Portal Infonet)

Conforme anunciado pela Petrobras, o preço do diesel sofreu um aumento de 6,1% nas refinarias de 6,1%. Para o consumidor, este número pode significar um acréscimo de 0,12 centavos no valor de compra. A gasolina, por sua vez, teve sua cotação inalterada, mas os postos de combustível têm autonomia para alterar o preço, conforme determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, regulamentadora do mercado no país. Na última segunda-feira, 2, houve um aumento de seis centavos no custo da gasolina.

Subgerente de uma rede de postos em Aracaju, Givaldo Santos explica que o aumento do preço do combustível só acontece quando há mudança na hora da compra pela distribuidora. “Além da delimitação do valor na hora da compra, um fator importante para essa variação é a concorrência”.

Marlene Barreto reclama da constante alta do combustível / (Foto: Portal Infonet)

O fato de o Brasil ter uma gasolina considerada cara mesmo sendo autossuficiente em petróleo gera a insatisfação de muitos clientes, como Marlene Barreto, que fala da elevação do preço e comenta suas as estratégias para economizar. “É péssimo, os custos são muito altos. Sempre preciso dividir carona, diminuir os trajetos ou andar de ônibus. Estou prestes a deixar o carro em casa”, reclama.

Preço

A composição do preço da gasolina é feita da seguinte forma: 31% da realização Petrobras; 29% de Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); 16% do custo etanol anidro, que é misturado à gasolina e chega a pouco mais de um quarto da composição; 15% de distribuição e revenda e 9% de CIDE e PIS/PASEP e COFINS.

A Petrobras afirma que “os valores cobrados pelos combustíveis no Brasil encontram-se alinhados com os preços de outros países que possuem mercados de derivados abertos e competitivos”. Em números, o custo em média é de cerca um dólar por litro, quantia menor que países como Reino Unido, Alemanha, Argentina e Itália, onde o preço chega até 1,8 dólar por litro.

Por Victor Siqueira e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais