![]() |
Termina nesta segunda-feira, dia 30, às 23h59, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2012, ano-base 2011. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74 e pode atingir até 20% do imposto devido.
Estão obrigados a declarar todos os brasileiros que tiveram renda igual ou superior a R$ 23.499,15 em 2011. O balanço da Receita Federal aponta que, até as 9h desta segunda-feira, dia 30, 2,408 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Fisco. O número de declarações entregue estava em 22,592 milhões, ou seja, 90,36% do total estimado (25 milhões).
Quem deixou para a última hora e ainda não entregou o documento tem a opção de remeter a declaração incompleta para evitar a multa e retificar depois.
Dúvidas
De acordo com o contador Jadson Ricarte, o maior problema ocorre quando os contribuintes esquecem de declarar os bens que possuem. “No momento da declaração eles [contribuintes] esquecem do que comprou, esquecem de pegar a documentação, esquecem se os filhos dependentes trabalharam ou não, fizeram algum estágio ou não, aí depois coloca como dependente e a declaração cai na malha fina”, garante o contador.
|
Contador Jadson Ricarte |
Ainda segundo Jadson Ricarte, a retificação poderá ser feita a qualquer momento, desde que o contribuinte não tenha sido notificado pela Receita Federal. “Caso isso aconteça, aí sim você não poderá mais retificar, mas enquanto a receita não notificar, você não terá nenhum problema com a receita e não pagará multa”, diz.
Orientação
“O conselho que eu dou é que durante o ano você vá reunindo a documentação, pegue uma pastinha e jogue tudo que você imaginar que serve como imposto de renda vá jogando lá dentro, aí quando chegar em janeiro você separa o que realmente você quer e no início de março já entrega ao seu contador ou ao profissional que vai fazer a declaração para que ele possa fazer com calma. Tem cliente que esquece que comprou um apartamento, aí chega na hora de fazer a declaração vê que está faltando, isso também acontece com o carro, as vezes ele compra o carro, bota no nome dele, mas dá ao filho, aí como ele não usa aquele carro ele não lembra que tem que declarar”, afirma o contador.
Malha Fina
Para saber se o contribuinte entrou na malha fina, o contador explica que basta o contribuinte acessar o site da receita e fazer a consulta. “Você pode ver se a sua declaração foi processada, você faz uma senha com os dois últimos recibos de entrega de 2012 e 2011. De posse desses recibos ele cria uma senha no site da receita, acessa lá pra ver se a declaração foi processada, se ela tiver pendente você ver que pendência é, você vendo a pendência você pode retificar a declaração. Quer dizer, ele está te dando essa chance antes de te notificar para você resolver o seu problema, mas mesmo assim se você não resolveu o problema, ele vai te notificar, ai daí em diante a multa pode chegar até a 300% dependendo do caso", afirma Jadson Ricarte.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B