Prazo para inscrições no Garantia-Safra é prorrogado

Até o momento, foram inscritos 15.749 agricultores de 23 municípios, para a safra atual de 2025/2026

O benefício é pago quando a seca ou o excesso de chuvas provoca a perda de, pelo menos, metade da produção. (Foto: Ascom Seagri)

Agricultores familiares terão prazo a mais para fazer inscrição no programa Garantia-Safra. A data de encerramento marcada para dia 20 de fevereiro foi prorrogada até o dia 10 de março de 2026. A coordenação estadual do programa, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), destaca que a prorrogação foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para os estados de Sergipe e Alagoas.

De acordo com o coordenador do programa em Sergipe, Sérgio Santana, a prorrogação possibilita que os municípios, por meio dos sindicatos de trabalhadores rurais e Secretarias Municipais da Agricultura, possam ampliar o número de beneficiários. “O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar [MDA] disponibilizou para Sergipe 22 mil cotas e a equipe do programa Garantia-Safra, por meio da Seagri, está trabalhando com afinco para levar o seguro ao maior número de agricultores. Hoje, temos 15.749  agricultores de 23 municípios inscritos para a safra atual de 2025/2026, e podemos ampliar esse número”, afirmou.

A coordenação estadual do programa destacou os motivos que levaram o MDA a prorrogar o prazo . “A prorrogação levou em consideração a indisponibilidade temporária do Sistema de Cadastro da Agricultura Familiar [CAF], que impossibilitou a atualização de cadastros existentes, bem como o calendário administrativo do período de Carnaval que abrangeu o período final de inscrição. Nesse contexto, foi oferecida flexibilização pela coordenação nacional do programa, garantindo que o agricultor e os gestores possam concluir as etapas necessárias sem prejudicar o andamento da implementação do programa Garantia-Safra” , explicou Sérgio.

Ainda conforme o coordenador, o pedido de prorrogação não causa nenhum prejuízo que venha prejudicar nem o agricultor, nem o Estado, nem o programa. “As outras etapas de implementação também serão ampliadas, ou seja, prorrogando a data das inscrições do programa Garantia-Safra no estado de Sergipe, fica, também, prorrogado, até o dia 24 de março, o prazo de pagamento dos boletos bancários pelos agricultores familiares, confirmando assim suas inscrições”, indicou.

Inscrições

Para realizar a inscrição, os agricultores devem procurar as secretarias municipais da Agricultura, escritórios da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), ou sindicatos dos trabalhadores rurais, com documentos de identificação em mãos. Ao completar a inscrição, o agricultor recebe um boleto bancário, que pode ser pago na Caixa Econômica ou em casas lotéricas. “A adesão do agricultor é efetivada com o pagamento simbólico de R$ 24, por meio de boleto bancário”, acrescenta o coordenador.

Podem se inscrever os agricultores que possuam renda familiar mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio, que não estejam trabalhando com carteira assinada e que plantam entre 0,6 e cinco hectares das culturas tradicionais do semiárido, como feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. O benefício é pago quando a seca ou o excesso de chuvas provoca a perda de, pelo menos, metade da produção.

Fonte: Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais