|
Vendas no período junino caíram por conta dos preços altos (Fotos: Portal Infonet) |
Os altos preços de produtos como milho e amendoim têm afugentado os clientes e desestimulando as vendas juninas de comerciantes do Central de Abastecimento de Aracaju (Ceasa). A demora na chegada das chuvas prejudicou a colheita e está obrigando os comerciantes a importar milho de outros estados.
Para João Andrade, vendedor no local há 30 anos, o prejuízo tem sido maior porque o milho está sendo comprado de outros estados. “Estou mandando trazer sacos do Ceará e Pernambuco, pois o verão foi puxado e a chuva demorou a chegar, prejudicando toda a plantação de milho”, explica.
Uma das vendedoras mais antigas conhecida como Zefinha conta que as vendas continuam tímidas. “Tá tudo muito devagar, mas a gente tem que se virar, ter jogo de cintura e conquistar o cliente para que ele deixe de lado o preço mais alto”, comenta.
|
Para a vendedora Zefinha, as vendas ainda estão tímidas |
Além do milho, o preço do amendoim também sofreu alterações. Um dos vendedores reclama da qualidade dos alimentos. “Por conta seca, o amendoim foi plantado com água de irrigação e com isso a qualidade não é a mesma. Este mês, estou vendendo a lata por R$ 3,00, mas com relação ao ano passado, acredito que meu faturamento tenha caído cerca de 25%”, destaca Cosme Antônio.
Consumidor
Moradora das proximidades, Maria Laudiceia Freire, procurou saber dos preços e não ficou nada satisfeita. “O milho está caro, porém ainda podemos entender a alta porque as chuvas não vieram no tempo certo. Fora do normal estão os preços do amendoim e da banana. O jeito é pesquisar ou levar menos alimentos para casa”, diz.
|
Preço do amendoim também sofreu alteração |
Já Cosme Bonfim preferiu não arriscar e fez suas comprar sem muito se queixar. “Não posso negar que o preço está caro. Mas o jeito é levar para casa, até porque os itens de São João não podem faltar”, afirma.
Por Verlane Estácio e Janaina de Oliveira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B