Prefeitura de São Cristóvão lança Tempos Novos

O objetivo a promoção do direito dos trabalhadores  (Foto: Márcio Garcez)

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, lançou na manhã desta quarta-feira, 19, o programa Tempos Novos.  Uma ação que tem por objetivo a promoção do direito dos trabalhadores à qualificação profissional para a integração ao mercado de trabalho. O 'Tempos Novos' é o primeiro programa municipal de qualificação profissional implantado em São Cristóvão, e reunirá as melhores instituições qualificadoras do país, conhecidas como “Sistema S” (SENAC, SENAI, SEBRAE, SENAR, SEST/SENAT) no processo de formação dos alunos. 

O programa resgatará a autoestima do sancristovense e oferecerá à população qualificação e conhecimento para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar um emprego. A meta do “Tempos Novos” é formar anualmente 2.000 (dois mil) cidadãos sancristovense, tendo até 2020 um total de 8 mil cidadãos mais qualificados para enfrentar o mercado de trabalho. O prefeito, Marcos Santana, enfatizou que a realização deste programa é uma missão que considera uma das mais importantes da atual gestão.

“Tenho me imposto à tarefa de oportunizar a vinda de empresas para São Cristóvão. Por isto procurei empresas, entidades e instituições que queiram ajudar São Cristóvão. Estamos criando bases para qualificar profissionalmente nossa população. Em um período de recessão como este em que o país atravessa, sai na frente quem é mais qualificado. Por isto é com muita alegria que damos o pontapé inicial ao ‘Tempos Novos’, para que todos possam trabalhar e, consequentemente, gerar mais renda para nosso município”, destacou o prefeito. 

A ação tem o aparato técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), através da Diretoria do Trabalho. De acordo com a secretária da Semast, Fernanda Santana, a prioridade de capacitar profissionalmente a população sempre esteve no plano do governo municipal. “Fomos a campo pesquisar e identificar as necessidades da população, respeitando a identidade local, tanto da zona urbana quanto da rural, evitando ofertas inadequadas de cursos. Estabelecemos parcerias com entidades com expertise na qualificação profissional e, junto, formatamos as capacitações, porém, nossa ação não se restringe somente a disponibilização do curso. Nós acompanharemos os alunos no pós-curso, para saber se ele se inseriu no mercado do trabalho ou não”, informou Fernanda.

A ação foi louvada por todos os representantes das instituições que seguem em parceira com o programa. “Uma capacitação profissionalizante como está dá liberdade no agir e no criar. Nossa parceria dará condições favoráveis para qualidade de vida da população rural. É uma honra fazer parte do projeto Tempos Novos”, disse o Gerente administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Bráulio Augusto Lira.

Já o diretor presidente do SergipeTec, Manoel Hora, destacou a somação de esforços em prol da comunidade. “Esta gestão marcou um gol de placa e quem ganha é o município. Nós, que hoje estamos com o nosso Parque Tecnológico nesta cidade, temos o prazer em participar desta ação e queremos ser parte deste benefício para os sancristovenses”, festejou.

O representante da Universidade Federal de Sergipe, o magnífico reitor, Ângelo Antoniolli, enalteceu a atuação do prefeito de São Cristóvão. “Marcos Santana visitou a UFS com o objetivo de firmar parcerias que tragam benefícios para São Cristóvão. Esta foi a primeira vez que presencio um gestor sancristovense buscar o conhecimento científico a favor da comunidade. Tenho certeza que essa ação vai gerar resultados satisfatórios e nesta linha de pensamento, a UFS firma um compromisso com o povo de São Cristóvão”, pontuou o reitor.

Cursos e parcerias

Mesmo antes do lançamento oficial do programa, desde o início do ano, o governo municipal vem se articulando com instituições técnicas responsáveis pela capacitação de pessoas. Em fevereiro, por exemplo, foi realizada a formação de 16 pessoas em um curso de conversação em espanhol, numa parceria com o SergipeTec.

Já numa colaboração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Tempos Novos preencheu 176 vagas ofertadas para os cursos de: Eletricista Instalador Predial Básico, Auxiliar de Confeiteiro, Auxiliar de Padeiro, Mecânico em Manutenção de Motocicleta, Informática Básica e Cortador e Costurador de Confecção em Peças Íntimas. As capacitações serão iniciadas a partir do próximo dia 24 de julho, dentro de unidades móveis instaladas no Centro Histórico e também no Conjunto Eduardo Gomes.

Já a Fundação Municipal de Cultura João Bebe-Água, em parceria com o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE), está trazendo o curso de “Vendedor de Artigos para Turistas”, direcionado especificamente aos artesãos sancristovenses. As aulas começarão no início de agosto. Vale frisar também, que neste momento, cinquenta jovens e adultos estão participando de mais dois cursos sob a responsabilidade da fundação: “Informações Turísticas” e “Cozinheiro Básico” (ambos respaldados pelo Prodetur/SE e executados por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC). A parceira com esta instituição também já confirmou para o último quadrimestre de 2017, a abertura de vagas para os cursos de Garçom e Pizzaiolo.

Em parceria com SEBRAE, o Tempos Novos chegará, no dia 24 de Julho nos Assentamentos Rosa Luxemburgo e Florestan Fernandes para realizar uma consultoria para os agricultores, com o objetivo de potencializar sua produção e implantar novas tecnologias. Outros parceiros também estão integrando o programa “Tempos Novos”, merecendo destaque: Governo de Sergipe (através da Secretaria de Estado do Turismo), Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além dos apoiadores: Museu Histórico de Sergipe e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Composição da mesa

Além do prefeito Marcos Santana, e de todo os secretariado municipal, estiveram presentes ao evento: o vice-prefeito, Adilson Junior, o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlan Correia, o diretor presidente do SergipeTec, Manoel Hora, o gerente de inovações e negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Antônio Santana, o gerente administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Bráulio Augusto Lira e o vice-presidente da Federação do Comercio (FECOMÉRCIO), Fernando Silva. A solenidade contou também com as presenças dos vereadores: Diego Prado, Djalma Santana, Regi do Rosa Maria, Lilo Abençoado, Vanderlan Nego, Edson Pereira, Paulo Jr e Dito.

Fonte: ascom São Cristóvão

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais