Prefeitura qualifica feirantes e ambulantes em Aracaju 

Novas turmas podem ser formadas ainda este ano (Foto: Felipe Goettenauer)

Preocupada com a qualidade dos alimentos comercializados em mercados municipais, ruas e feiras livres da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), oferece qualificação profissional para feirantes e vendedores ambulantes através da oficina de Boas Práticas de Higienização e Manipulação de Alimentos.

Implantado na atual gestão, o curso era oferecido somente através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), agora, a oficina passou a fazer parte do portfólio de cursos da Fundat. De acordo com dados da Diretoria de Formação Profissional, no ano passado foram ofertadas 12 turmas pela Fundat com 504 vagas, e seis turmas com 198 vagas, em parceria com o Senac, totalizando 18 turmas e 702 vagas. Em 2018, até o momento, já foram ofertadas 11 turmas com 675 vagas, através de parcerias com o Senac e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, 1.377 vagas já foram oferecidas.

Para o presidente da Fundat, Jorge Araujo Filho, o objetivo do curso é formar profissionais capacitados para atender às necessidades da população. “Através da oficina, os feirantes e ambulantes são capacitados com atividades desenvolvidas durante as aulas para oferecer produtos com mais qualidade e segurança alimentar para a população aracajuana. Dessa forma, o consumidor compra o produto com pessoas que foram qualificadas para manusear os alimentos com uma boa higiene”, explicou.

Os temas ministrados no curso compreendem orientações para manipulação de alimentos, como noções de microorganismos; higiene pessoal e do local; possibilidade de contaminação dos alimentos e como evitá-la; doenças vinculadas aos alimentos; cuidados com os resíduos produzidos e como descartá-los corretamente; higienização das mãos; refrigeração e transporte adequado dos produtos. Após a teoria, um instrutor fica no ambiente de trabalho do profissional durante um determinado período observando se o que foi ministrado em sala de aula está sendo praticado, ou seja, se o feirante ou vendedor ambulante aprendeu a correta manipulação dos produtos que vende, além de como se vestir e cuidar da higiene.

Inscrição

Novas turmas podem ser formadas ainda este ano. As inscrições podem ser realizadas na sede da Fundat, localizada na rua Pacatuba, n° 104, Centro. No ato da matrícula, os interessados devem apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. O pré-requisito para participação é ter ensino fundamental I incompleto (1° ao 5° ano). O curso tem carga horária de 8h e ao final, os alunos obtém o certificado.

Fonte: PMA

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais