
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), promove o primeiro Mutirão de Empregabilidade Social no Espaço Cuidar, em Aracaju. A ação vai acontecer na terça-feira, dia 19, a partir das 8h no Espaço Cuidar, localizado na rua do Comércio 1, s/n, bairro Bugio.
O mutirão tem como objetivo principal promover cidadania, inclusão e empregabilidade para moradores do Bugio e regiões próximas, integrando ações sociais e oportunidades reais de acesso ao mercado de trabalho e à documentação civil. Serão ofertados diversos serviços tanto pela Seteem como pela Seasic.
Serviços
O mutirão visa atender pessoas em busca de emprego e capacitação, a população trans e LGBTQIAPN+ com demandas de retificação civil e acesso a direitos como também moradores do Bugio e comunidades vizinhas em situação de vulnerabilidade social.
Durante a ação, a Seteem ofertará os seguintes serviços: cadastro e atualização de trabalhadores em busca de emprego; cadastramento de empregadores para captação de vagas; ofertas de vagas de emprego; orientações e atendimentos sobre CTPS Digital, Seguro-Desemprego e sobre os programas Go Sergipe, Primeiro Emprego e Qualifica Sergipe.
Já a Seasic disponibilizará: serviços gratuitos de corte de cabelo e cuidados estéticos, voltados à promoção da autoestima e do bem-estar dos participantes; intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para garantir acessibilidade comunicacional às pessoas surdas; atividades lúdicas e educativas para crianças, com acolhimento especializado às mães, realização de novos cadastros e atualizações no CadÚnico; atendimento para retificação de nome e gênero de pessoas trans, com orientação jurídica.
A ação contará, também, com parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) que levarão oficinas e demonstrações práticas de cursos profissionalizantes.
*Com informações do Governo de Sergipe