Problemas para a duplicação da Fafen

O Governador Marcelo Déda, muito acertadamente, reivindicou ao compadre Lula, de maneira tecnicamente irrepreensível e incontestável, a duplicação da Fafen, atualmente responsável por 48% da produção brasileira de fertilizantes nitrogenados, de decisiva importância para a expansão da agricultura, sobretudo do agro-negócio, que vem a ser o filé das exportações do país. Porém, cabe ressaltar que, concomitante a isto, deve-se reivindicar também a infra-estrutura de transporte indispensável a esse significativo e justificado aumento de produção. Ferrovia não existe, aliás, a última composição com carregamento de uréia em demanda dos estados Nordeste foi vista no século passado.

De lá para cá, nem um simples trolley transitou pela avoenga e ultrapassada estrada-de-ferro da antiga estatal Leste Brasileira. Da mesma forma, a BR-101 encontra-se extremamente congestionada e, portanto, precisando de duplicação. Isto é perfeitamente visível pela expressiva quantidade de usuários que, a cada dia cresce exponencialmente. Não é sem razão que esta rodovia fundamental para o desenvolvimento do Nordeste já está sendo duplicada entre o Ceará e a fronteira de Pernambuco com Alagoas. A isto, deve-se adicionar o caótico estacionamento de grande número de longos e pesados caminhões nas proximidades da Fafen, na povoação de Pedra Branca.

Simplesmente lá não existe a mínima infra-estrutura, com exceção de um posto de gasolina. A prefeitura de Laranjeiras, que recebe tantos recursos provenientes de ICMS e royalties, em vez de só ficar fazendo clientelismo eleitoral, deveria realizar um excelente projeto de urbanização da área em parceria com a iniciativa privada, e, com isso, gerar emprego e renda para aquela população carente. E o porto? Tudo se completaria com a sua ampliação e a construção de um terminal ferroviário que o interligaria com a Fafen e a ex-Petromisa.

Presidente da FIES destaca importância da Fafen

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado (FIES), Eduardo Prado de Oliveira, “a ampliação da Fafen, uma solicitação de Déda ao presidente Lula, se concretizada , ainda que no médio ou longo prazo, será uma realização tão importante quanto a implantação daquela unidade em Sergipe”.

Ele destaca que “teríamos condição de atender a totalidade da demanda nacional de fertilizantes, já que Sergipe é hoje responsável por quase 50% da produção nacional. Além de representar um investimento significativo, de incrementar aquela produção e aumentar a absorção de mão de obra, podemos ser um elemento pontual , mas também essencial na produção de alimentos no país, exatamente no momento em que o mundo sinaliza com uma crise nesse setor. Tenho certeza que todos os segmentos, nas suas mais diversas frentes, especialmente nos planos empresarial e político, atuarão em apoio do pleito, não apenas para que se realize, mas para que seja feito no menor prazo possível”.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais