
A Coordenadoria de Estudos, Pesquisas e Educação no Consumo do Procon Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania (SSM/SE), realizou entre os dias 19 e 21 de janeiro, um levantamento detalhado de preços em estabelecimentos comerciais que oferecem o serviço de buffet por quilo (self-service). A pesquisa intitulada “Peso no prato, olho no preço ” foi feita em 15 estabelecimentos comerciais em diferentes bairros. O intuito é auxiliar o consumidor a encontrar as melhores opções para o bolso.
O menor valor do quilo encontrado nessa modalidade de almoço foi R$ 41,99, no Centro. O maior valor foi no bairro Treze de Julho. Na região, o quilo do self-service custa R$ 127,90. A oscilação de preço chega a 204%. Esses dados reforçam que, sem pesquisa prévia, o consumidor pode estar pagando muito mais caro pela mesma modalidade de serviço.
Segundo a coordenadora e Estudos, Pesquisas e Educação no Consumo do Procon Aracaju, Mariana Cardoso Alves, o levantamento serve como “bússola” para quem não quer ser pego de surpresa na hora de pagar. “A gente sabe que comer fora de casa todo dia pesa muito no bolso do trabalhador. O papel do Procon com essa pesquisa é alertar os consumidores. Olhando a nossa lista, a pessoa consegue fugir dos preços mais elevados. É aquela velha história: quem pesquisa direitinho, consegue fazer o dinheiro do almoço render muito mais no fim do mês”, explicou Mariana.
O bancário, Rodrigo Guimarães, costuma almoçar fora de casa durante a semana, Para ele, a pesquisa realizada pelo Procon é necessária. “Esse trabalho é de grande importância porque quem ganha somos nós consumidores. A pesquisa de preço facilita a nossa busca por uma preço mais justo”, colocou.
Quem também avalia o levantamento como positivo é o servidor público Ivan Moura Silva. “O levantamento vai delinear a questão do preço e a divulgação dele permite que várias pessoas tenham acesso à informação. Essa ação da Prefeitura de Aracaju é útil para todos. Ela, inclusive, ajuda a coibir cobranças indevidas”, destacou.
Fonte: AAN
