O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulgou uma pesquisa detalhada sobre os preços de 25 produtos populares na ceia de Natal.
O levantamento foi realizado em seis estabelecimentos comerciais de Aracaju, nos dias 16 e 17 de dezembro, e abrange três categorias: carnes, bebidas e produtos diversos.
A iniciativa visa auxiliar os consumidores a fazer escolhas mais conscientes e econômicas durante as compras de fim de ano. De acordo com Alice Figueiredo, coordenadora de Atendimento do Procon Aracaju, a pesquisa de preços é essencial para o controle de valores no mercado e para incentivar um consumo equilibrado. “Ela possibilita ao consumidor planejar melhor suas compras e evitar gastos excessivos”, afirmou.
Destaques da pesquisa
Carnes:
– Chester: entre R$29,98 e R$29,99 por quilo.
– Tender suíno: de R$63,49 a R$63,99.
– Peru: varia de R$29,48 a R$31,48 por quilo.
– Outros itens analisados: fiesta, lombo suíno e pernil temperado.
Produtos diversos:
– Ameixa em calda: de R$18,49 a R$36,65.
– Panetone de frutas: de R$13,49 a R$47,99.
– Frutas cristalizadas: entre R$6,19 e R$10,90 por quilo.
Bebidas:
– Espumante tradicional: entre R$22,90 e R$34,90.
– Sidra com álcool: de R$9,49 a R$17,99.
– Suco de uva integral também foi incluído no levantamento.
Confira aqui a tabela completa.
Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.
Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.
Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor‘ , no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’. Nela, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.
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Fonte: PMA
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