Na manhã desta sexta-feira, 26, foi realizada no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) a 2ª reunião com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e Diretoria de agências bancárias. A iniciativa é do Procon/SE, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Sergipe e a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SE. O intuito da reunião é discutir se houve melhorias desde a última reunião (14 de julho deste ano) no que diz respeito à estrutura das agências bancárias e ao atendimento do cliente. A reunião teve o objetivo de discutir melhoria no atendimento a clientes (Fotos: Portal Infonet)
Dentre as queixas recebidas pelo Procon estão a demora da fila de espera, falta de distribuição de senhas, não colocação de cartazes que informem telefones de órgãos de defesa do consumidor como o Procon, falta de auto-atendimento, falta de telefones especiais nas centrais de atendimento telefônico para deficientes auditivos, ausência de caixas eletrônicos adaptados para deficientes, falta de banheiros e bebedouros para clientes, dentre outros.
Segundo a defensora pública Elizabeth Luduvice, a lei que prevê multa diária de R$ 5 mil para os bancos caso não cumpram as normas estabelecidas está sendo empregada. “O Banese foi autuado com esta multa, pois as queixas em relação a ele eram freqüentes”, relatou Elizabeth. Ela ainda afirma que o banco vem se adaptando com a instalação de banheiros e bebedouros para clientes, ocorrendo o mesmo no Bradesco. Elizabeth Luduvice conta que os bancos vêm se adaptando às normas
De acordo com a diretora do Procon/SE, Maria Gilsa Brito, cerca de 30 reclamações referentes a atendimentos em bancos chegam ao órgão. “É como se recebêssemos pelo menos uma queixa por dia. O intuito dessa reunião é resolver essas pendências, se não houver resultado teremos que fechar algumas agências que persistirem em não obedecer às normas, desrespeitando o consumidor”, explicou.
Para o diretor de autorregulação da Febraban, Evandro Zuliani, a reunião tem o objetivo de abrir discussões entre as redes bancárias, proporcionando melhorias no atendimento ao consumidor. “As instituições financeiras fazem o máximo para cumprir o código de defesa do consumidor, o trabalho da Febraban é sim de lutar por essa defesa”, ressaltou o diretor. Gilsa Brito é diretora do Procon em Sergipe
Sindicato dos Bancários de Sergipe
Um dos representantes da classe bancária de Sergipe, Evilásio Pereira, não entendeu o porquê de o sindicato não ter sido notificado quando da primeira reunião que ocorreu em julho.
Ele atrela o reduzido
número de bancários nas agências às constantes reclamações dos clientes. Para ele, se houvesse mais concursos e contratação de pessoas haveria uma melhoria para ambos. “Temos muitos bancários afastados por motivos de saúde, além disso, as máquinas vêm substituindo os funcionários”, contou Evilásio. Ele afirma que com a chegada dessas máquinas muitos clientes têm dificuldade em realizar operações bancárias nelas. Evilásio espera que as fiscalizações continuem
Evilásio ainda espera que as fiscalizações em relação às irregularidades continuem sendo feitas, “pois sofre a população e sofre também o bancário”.
Por Monique de Sá e Raquel Almeida
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