Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas

De acordo com Jorge Husek, Coordenador-Geral do Procon Municipal de Aracaju, essa é uma grande oportunidade (Foto: Arquivo Infonet)

O Procon Municipal de Aracaju – Procon/Aju e a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon está realizando o mutirão online de renegociação de dívidas até o dia 30 de maio.

A ação celebra a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. O projeto que acontece através da parceria do Procon/Aju, Senacon, Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa permitirá ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

Para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, entre os dias 16 e 30 de maio e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

De acordo com Jorge Husek, Coordenador-Geral do Procon Municipal de Aracaju, essa é uma grande oportunidade para os consumidores negociarem suas dívidas. A iniciativa busca atender todos os consumidores, especialmente aqueles que residem em locais desprovidos de atendimento de Procons. Muitos consumidores deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. “Por isso, acreditamos que essa iniciativa pela internet possa incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida do cidadão, muitas vezes motivada por fatores como uma doença na família ou desemprego causado pela grave crise que o País atravessa”, avalia o coordenador.

Essa iniciativa representa um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, e tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Fonte: ascom Procon Municipal

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais