Produção de petróleo no país é recorde em agosto

A produção brasileira diária de petróleo alcançou recorde histórico em agosto. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 16, pelo diretor de Gás Natural e Biocombustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Victor Martins. Ele também destacou a produção de gás natural, que foi a segunda melhor, só perdendo para a registrada em junho.

“A produção de agosto foi recorde na história brasileira, representando 2,078 milhões de barris de óleo [por dia] e 62 milhões de metros cúbicos/dia de gás, o que configura um volume de 2,471 milhões de barris de óleo equivalente, uma produção recorde”, disse o diretor da ANP, durante a Rio Oil & Gas – feira que reúne as maiores empresas mundiais do setor.

Ele afirmou que os volumes recordes – que representam um aumento de 6% na produção de petróleo e de 10% na de gás, em comparação a agosto de 2009 – indicam o acerto da política do governo para a área. “Isso significa que estamos no caminho certo, aumentando a produção, e que a política desenvolvida, de atração de novos parceiros de apoio à atividade no setor de petróleo, está sendo um sucesso. É muito bom para o país atingir um nível de produção que supera com tanta margem os limites da autossuficiência.”

Para os próximos meses, o diretor da ANP espera que a produção continue crescendo de forma consistente. “São projetos que estão sendo desenvolvidos, que vão amadurecendo e entrando em operação. É a continuidade de um processo. Isso mostra que o Brasil está se consolidando como um produtor de petróleo.”

Ele também destacou a crescente participação das empresas privadas na produção, que ainda é muito concentrada na Petrobras. “Começa a ter participação das companhias estrangeiras, como a Shell e a Chevron, embora 91% da produção ainda tenha como responsável a Petrobras.”

Victor estimou que vá ocorrer um crescimento das companhias estrangeiras nos próximos anos. “Acho que vai crescer tanto a produção da Petrobras quanto a das outras [empresas], que acreditaram no Brasil, que pesquisaram, investiram e estão desenvolvendo os seus projetos.”

O diretor da ANP divulgou os dados do mês de agosto, que começarão a ser apresentados desagregados, de forma mais detalhada, indicando a produção de petróleo e gás por companhia. Os dados indicam que o Rio de Janeiro é responsável por 78% da produção nacional, com 1,624 milhão de barris/dia no mês. Também produzem petróleo mais oito estados: Espírito Santo (240,6 mil barris/dia), Rio Grande do Norte (58,1 mil barris), Bahia (45,4 mil barris), Sergipe (40,3 mil barris), Amazonas (36,6 mil barris), São Paulo (18,6 mil barris), Ceará (8,7 mil barris) e Alagoas (5,4 mil barris).

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais