Programas e aplicativos ajudam quem busca organizar as finanças

(Foto: Unplash)

Realizar o planejamento financeiro e assim manter o orçamento pessoal em dia, nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, com a ajuda da tecnologia, por meio de programas e aplicativos essa organização pode ser feita de forma descomplicada. Entretanto, como identificar as melhores ferramentas para isso?

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 40% dos brasileiros com idade superior a 18 anos estão com o nome “sujo no SPC”. Em relação às empresas (pessoa jurídica), um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgado em 2021, indica que 23% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos, e chega a 30% de fechamento no caso dos Microempreendedores individuais (MEI).

“Além das tradicionais planilhas, existem vários aplicativos disponíveis que vão auxiliar quem busca organizar suas finanças de forma simples, mas o princípio de tudo é realizar o registro de todas as despesas. Esse controle é fundamental para ajustar o orçamento”, orienta Marco André Ramos, professor de Administração e coordenador pedagógico dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

Entre os aplicativos disponíveis atualmente, três se destacam: o Conta Azul, que é um aplicativo adequado para quem deseja gerenciar as contas da sua empresa, mas também pode ser utilizado para controlar as contas pessoais; o Organizze, que se apresenta como um aplicativo de fácil utilização, e o Minhas Economias, que é o aplicativo mais popular para gerir finanças pessoais. Com ele você pode gerar relatórios com os fluxos anuais e mensais das suas finanças e, ainda, cadastrar metas e objetivos para o ano.

“O Conta Azul é a alternativa mais adequada para empresários que desejam gerenciar as contas da empresa também. Já com o Organizze é possível organizar as contas de diferentes cartões em um só app. A partir do cadastro de todos os seus gastos é possível identificar para onde está indo cada centavo gasto. O Minhas Economias também conta com gráficos e relatórios de detalhamento. Para o usuário, basta cadastrar os valores de suas receitas e despesas. Todos esses apps estão disponíveis para Android, iOS e ainda contam com uma versão web”, destaca Emanuel Lucas de Barros, professor de Economia da Unit Alagoas.

Fonte: Unit

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais