Projeto de aposentadoria para donas de casa é discutido por Ana Lúcia

Depois de ter se reunido com o ministro da Previdência, Nelson Machado, em Brasília, a deputada estadual Ana Lúcia utilizou a sessão da Assembléia para contar como foi o encontro. O objetivo da viagem foi discutir a proposta de lei da deputada federal Luci Choinacki (PT/SC), que pode dar às donas de casa a oportunidade de receberem aposentadoria.

 

“Entregamos ao ministro uma proposta de projeto de lei que dispõe sobre o sistema especial de inclusão previdenciária dos trabalhadores e trabalhadoras comprovadamente sem renda própria, e que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico em sua residência”, afirmou Ana Lúcia. No mês de julho, foi criada a Emenda Constitucional n°47, incluindo na Constituição Federal o direito de aposentadoria baseado no trabalho doméstico para homens e mulheres.

 

Segundo Lúcia, esse foi um grande passo e a justificativa para tentar convencer o ministro sobre a importância do tema foi mostrar que esse é um trabalho que foi ocultado durante todo o processo de colonização do país até a formação da sociedade contemporânea.

 

De acordo com a deputada, o ministro assumiu o compromisso de analisar com rapidez a proposta, de fazer uma contra-proposta e, paralelamente, de buscar uma alternativa no orçamento para, já em 2006 começar a implementar a lei. “Nós temos estimativas que mostram que há aproximadamente 1 milhão de mulheres dentro dos parâmetros definidos. São mulheres que a vida inteira trabalharam sem ser reconhecidas pela sociedade”, completou.

 

A parlamentar também salientou que a concessão desse benefício – de um salário mínimo aos trabalhadores domésticos – poderia incrementar o Produto Interno Bruto (PIB) com 12,73%, injetando diretamente na economia recursos da ordem de R$ 225,4 bilhões/ano.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais