Projeto Dom Helder Câmara apoia projeto produtivo

(Foto: Assessoria de Imprensa)

A turma de 20 alunas de bordados e crochês é a primeira formada pelo Instituto e Centro de Formação e Assessoria Técnica na Agricultura Familiar de Sergipe (Icefase), uma parceira do Projeto Dom Helder Camara. A entrega dos certificados aconteceu no Assentamento Nova Canadá, município de Canindé do São Francisco, no sertão de Sergipe, com a presença de representantes do Icefase.

Buscando a inclusão de gênero nas atividades rurais para um processo de formação de artesãs e acesso ao mercado da produção é que o Projeto Dom Helder Camara apoiou a iniciativa do Icefase. A instrutora da turma foi dona Nazinha, moradora do Assentamento Nova Canadá, natural de Águas Formosas, interior de Minas Gerais, mas que reside no localhá cerca de quinze anos.

Nazinha conta que aprendeu a bordar desde cedo com a tradição mineira, daí a iniciativa de repassar o que aprendeu para outras mulheres. Em sua própria residência, ela produz bordados como ponto de cruz, casa de abelha e crochês.

O Icesafe doou o material para iniciar o curso e despertou nessas mulheres, a vontade de aprender e assim, produzirem tapetes, colchas, toalhas, capa para liquidificador, capas para botijão de cozinha, porta-pratos e outros. O curso foi iniciado há cerca de dois meses, no período da tarde, e agora elas recebem a certificação de bordadeiras profissionais, podendo comercializar as peças em feiras, exposições e até mesmo na região onde moram entre a vizinhaça.

A profissão de costureira apesar de ser antiga, exige talento, por isso elas aproveitam esse instrumento pessoal para gerar a própria renda. Nazinha não pretende parar de capacitar novas mulheres, só depende da força de vontade de quem queira para iniciar.

Ela conta que as mulheres se interessaram muito rápido pela arte de bordar, o que facilitou a aprendizagem das técnicas que requer atenção e criatividade para desenvolver bordados seguindo as tendências do mercado e a necessidade dos compradores. Para participar de novas turmas basta ter interesse. Todas essas mulheres ganharam além de uma nova fonte de renda, o incentivo para dar continuidade à criação de novas peças bordadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa  

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais