De 01 de junho a 01 de julho, os diversos produtos desenvolvidos pelas mulheres que fazem parte do projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Movimento de Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM), estarão disponíveis para venda no Arraiá do Povo, tradicional evento que acontece na Orla de Atalaia.
A edição deste ano terá 30 dias de festa e está dividida em duas áreas. Na parte externa, próximo à Delegacia no Turismo, ficará a Vila do Forró, que conta com programação cultural, trios pé de serra e concurso de quadrilha, no Barracão da Sergipe e Coreto da Marluce. É também na Vila onde ficará uma praça de alimentação, local onde o stand da Rede Solidária de Mulheres de Sergipe poderá ser encontrado, assim como o posto médico, Samu 192 Sergipe, artesanatos e cordel.
Para Alícia Salvador, presidenta da Ascamai, participar do Arraiá do Povo é uma forma de valorizar todas as atividades realizadas ao longo dos anos de projeto com as comunidades. “Para nós que formamos a Rede Solidária de Mulheres de Sergipe é uma grande honra e satisfação, pois entendemos que o Arraiá do Povo é um espaço de muita visibilidade, onde a gente traz a nossa cultura, a nossa tradição. Com isso, entendemos que estamos fortalecendo mais todo o nosso trabalho, mostrando os nossos saberes e fazeres tradicionais. Quero destacar ainda, que a mangaba é a fruta símbolo do nosso estado. Então, nada mais justo, importante e digno, que as catadoras de mangaba estarem presentes nesses espaços”, declarou Alícia Salvador.
Diante do grande acontecimento, que é o nosso período junino, trazendo com ele oportunidades de divulgação da cultura sergipana nas mais diversas formas de manifestações, e, sobretudo, oportunidade de trabalho e renda em nosso Estado, expor para um grande público todas as riquezas que são produzidas pelas mulheres do projeto é de extrema importância para a valorização não somente do fruto que é símbolo do nosso estado, a mangaba, como os produtos oriundos da palha do Ouricuri, da Renda Irlandesa, patrimônio imaterial tombado pelo IPHAN, de outras frutas da restinga, ricos em sabores e texturas.
A coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, Mirsa Barreto, ressalta a importância da iniciativa do Governo do Estado de Sergipe. “O povo nordestino tem uma forte ligação com o período junino e ter ações como essa que valorizam os produtos, a cultura e as pessoas da própria terra é essencial para o desenvolvimento de todo o estado. Ficamos muito felizes em poder fazer parte dessa festa e mostrar para mais pessoas a variedade e a qualidade dos produtos feitos por essas mulheres extraordinárias”, apontou Mirsa Barreto.
O Arraiá do Povo é uma iniciativa do Governo do Estado de Sergipe e acontece há mais de 10 anos, é o período que recebe turistas de outras cidades do estado e de outros locais do Brasil. É uma oportunidade de valorizar e resgatar a cultura do povo sergipano. Este ano, os festejos acontecem na Orla da Atalaia, na vila cenográfica, as barracas podem ser visitadas a partir das 18h e as atrações musicais iniciam a partir das 19h.
Fonte e foto: Projeto Rede Solidária de Mulheres
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B