Projeto visa fortalecer mercado de comida fora do lar

Proposta busca promover a competitividade e a sustentabilidade do setor por meio do incentivo à inovação

O Sebrae lançou um projeto para fortalecer os pequenos negócios de alimentação fora do lar na capital. Denominada SE- Food Experience, a proposta busca promover a competitividade e a sustentabilidade do setor por meio do incentivo à inovação, melhoria da gestão, acesso a novos mercados e implantação de boas práticas de segurança alimentar. A apresentação foi realizada durante um evento no Museu da Gente Sergipana.

Serão beneficiados quarenta pequenos negócios que atuam nesse segmento, sendo cinco microempreendedores individuais (MEI), 25 microempresas (empreendimentos com faturamento de até R$ 360 mil por ano) e 10 empresas de pequeno porte (aquelas com faturamento de até R$ 3,6 milhões).

O projeto terá a duração de dois anos. Durante esse período as empresas terão a oportunidade de participar de consultorias, capacitações, eventos do setor de alimentação e ter acesso a serviços de inovação. A meta é que ao final das ações seja registrado um aumento de 20% na oferta de novos produtos e serviços por parte dos estabelecimentos participantes, o aumento de 10% do ticket médio e o crescimento de 20% no número de empresas que adotam práticas sustentáveis.

As empresas interessadas em participar da iniciativa podem entrar em contato com a Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae por meio do email bianca.faria@se.sebrae.com.br e pelo telefone (79) 2106-7762. Os candidatos passarão por um processo de seleção que inclui a realização de entrevistas e a aplicação de um diagnóstico.

Alimentação fora do lar

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação mostram que o setor de food service cresce em ritmo superior às taxas de crescimento do varejo alimentício. No período 2006-2016, o setor teve um crescimento de 14% ao ano, contra 11% do varejo. No ano passado o faturamento alcançou a marca de R$ 154 bilhões, 7,1% a mais que o registrado em 2015.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) o mercado de alimentação fora do lar representa atualmente 2,7% do PIB brasileiro. O hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 30% dos gastos dos brasileiros com alimentos. Esse índice é superior ao de países como França, Alemanha e Itália.

“É também um setor com enorme potencial na geração de trabalho, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego, absorção de mão-de-obra não especializada, melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras”, explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral.

Aliado ao crescimento da alimentação fora do lar, o conceito de Food Experience ganha destaque no segmento, pois valoriza a experiência gastronômica. Dessa forma, além do preço e do sabor, outros aspectos são trabalhados de forma que haja um reconhecimento dessa experiência como diferencial competitivo para os pequenos negócios.

Desde 2004 o Sebrae em Sergipe realiza ações com o setor de Alimentação Fora do Lar, atrelado aos Projetos de Desenvolvimento do Turismo no Destino Sergipe. Dessa vez será adotada a metodologia dos Polos Gastronômicos, fortalecendo os empresários por meio do incentivo à inovação, aperfeiçoamento, inserção dos produtos do campo à mesa do consumidor, alimentos slow food, festivais gastronômicos temáticos, rodadas de negócios, missão empresarial e consultorias para sensibilizar, fomentar e organizar o território a ser trabalhado.

Fonte e foto: ascom Sebrae

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