![]() |
(Foto: Valéria Lima) |
Usar da simplicidade para resgatar a dignidade humana por meio da reciclagem é uma das formas que a “I Mostra da Oficina Catando Artes”, idealizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), está provocando na sociedade sergipana. Por meio dos resíduos recicláveis diversos catadores e catadoras do estado tem a excelente oportunidade de ganhar a vida por intermédio da arte, agregando assim um novo valor para suas vidas. A mostra ocorre na Galeria J. Inácio desde a segunda-feira, 09, permanecendo até essa sexta-feira, 13.
Visitando a Mostra na manhã dessa quarta-feira, 11, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, disse que para muitas pessoas o lixo é visto como algo sem importância e que precisa ser eliminado o quantos antes. “A mostra veio justamente quebrar esse paradigma imposto muita das vezes pela sociedade. Em cada peça é possível perceber que o homem como um todo pode rever seus hábitos, promovendo assim uma verdadeira transformação de vida como de comportamento”, disse.
Segundo Genival, em meio ao mundo de altíssima tecnologia, em que a conectividade se faz presente de maneira rápida e instantânea, e que as inter-relações estão cada vez mais virtuais, iniciativas como essas fazem toda a diferença para a humanidade.
"Essa exposição é algo extremamente simples. Algo, que faz parte de nossa vida. Por meio dessa mostra percebemos que somos capazes de reutilizar o nosso lixo de alguma maneira", afirmou o secretário parabenizando a figura daqueles que merecem o total reconhecimento dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): os catadores brasileiros.
A mostra está fazendo tanto sucesso que o próprio secretário de Estado do Meio Ambiente disse que pretende fazer parcerias com os consórcios, a fim de promover treinamentos com os catadores das variadas regiões visando articular outras exposições.
"Um dos objetivos dessa exposição é mostrar para a sociedade que por meio da reciclagem pode-se surgir inúmeras alternativas para solucionar um quadro bastante preocupante em nosso país, o desemprego. Através da sua criatividade e dedicação, esses catadores mostraram para todos que é possível sim, transformar os resíduos recicláveis em arte", destacou a coordenadora da Mostra, a técnica ambiental da Superintendência de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Larissa Mury.
De acordo com Larissa, através de uma oficina que ocorreu no último dia 25 de novembro no Clube do Banese, 17 catadores e catadoras dos municípios de Boquim, Capela e da Grande Aracaju aprenderam como fazer uso da reciclagem para agregar valores indispensáveis durante seu cotidiano. “E foi por meio da criatividade que estes agentes multiplicadores do meio ambiente transformaram garrafas pets, plásticos, vidros, latas, fitas, papelão, caixotes, entre outros objetos sem utilidade em verdadeiras obras-primas a exemplo de quadros, brinquedos, adornos de garrafas, almofadas, bolsas, abajur e inúmeros artigos de decoração e utensílios para o lar”, revela.
Fonte: Ascom Semarh
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B