Quase oito mil contribuintes caem na malha fina em SE

Coletiva aconteceu na sede da Receita Federal em Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

Quase oito mil declarações do Imposto de Renda caíram na malha fina este ano em Sergipe. A informação foi passada na tarde desta segunda-feira, 4, pelo delegado da Receita Federal Marlton Caldas e pelo supervisor do Programa de Imposto de Renda, Nilson Lima durante coletiva de imprensa. Foram feitas este ano 212.696 declarações.

De acordo com Marlton Caldas, a expectativa era de a Receita Federal em Sergipe recepcionar 200 mil declarações. “Houve uma evolução de 5,41% em relação ao ano anterior. No Brasil, houve a recepção de 28 milhões 712 mil 679 declarações, chegando a uma evolução de 3,90%. O contribuinte está tendo mais cuidados, está mais atento. A gente fez um trabalho de ampla divulgação, a imprensa foi parceira fundamental em todo nesse processo e se percebe uma maior conscientização do contribuinte que se não fizer a declaração, pode pagar uma multa que pode chegar a 70% do imposto devido”, destaca lembrando que foram feitas 11.380 declarações retificadoras.

Malha

Nilson Lima e Marlon Caldas

Marlton Caldas disse ainda que os contribuintes que se encontram em malha devem acessar o extrato de sua declaração no site da Receita e verificar qual foi o motivo que fez com que a declaração ficasse retida pela Receita Federal para análise. “Se ele perceber que cometeu algum erro, algum equívoco, pode fazer uma declaração retificadora. Caso contrário vai ter que aguardar janeiro de 2016 para fazer ou antecipação de atendimento ou aguardar uma intimação para comparecer com toda a documentação comprobatória”, explica acrescentando que geralmente a Receita estabelece parâmetros.

“A Receita trabalha com determinados parâmetros quanto às declarações que podem cair na malha fina. Um exemplo são as despesas médicas, pois algumas são declaradas apresentando valores muito elevados, com isso, o contribuinte terá de comprovar por meio de documentos”, diz lembrando que o número de pessoas que caiu na malha é dinâmico, podendo aumentar ou diminuir e que é obtido através do cruzamento automático de dados.

Restituição

A Receita Federal fará a restituição do Imposto de Renda em sete lotes mensais a partir de junho. “A prioridade será para os contribuintes idosos e portadores de moléstias graves, em seguida, quem entregou a declaração primeiro. Declarações em débito com a União, não receberão a restituição até que a dívida mesmo que parcelada, seja quitada”, complementa Nilson Lima, alertando que a menor multa para quem deixou de declarar é de R$ 165 reais e 74 centavos.

Quem deixou de declarar o IR até o último dia 30 de abril, deve fazer pela internet, utilizando o programa de transmissão Receitanet ou em mídia removível nas unidades da Receita Federal.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais