A Receita Federal espera receber 60 milhões de declarações de isenção do Imposto de Renda este ano. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda no órgão, Joaquim Adir, 57 milhões de contribuintes entregaram o documento no ano passado.
“Todo ano é assim: há pessoas que entregam um ano sim e outro não. Além disso, houve um crescimento no número de pessoas no mercado de trabalho que precisaram tirar o documento”, explicou.
A declaração de isento é obrigatória para quem recebeu até R$ 12.696 em 2004. Neste ano, o documento pode ser entregue nas agências do Banco do Brasil, Banco Popular do Brasil, contas Caixa Aqui (da Caixa Econômica Federal), nos Correios, casas lotéricas ou pela internet entre os dias 1º de setembro e 30 de novembro.
Quem ficar dois anos consecutivos sem entregar a declaração de isento terá o Cadastro da Pessoa Física (CPF) suspenso. Sem o CPF, o contribuinte não pode abrir conta em banco, fazer concursos públicos, pegar empréstimos, tirar passaporte ou vender imóveis.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B