Rede MetroAju: Sedetec assina convênio com UFS

Sedetc e UFS: convênio para implantação da Rede MetroAju (Foto: Vieira Neto/Sedetec)

O secretário Saumíneo Nascimento, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), assinou nesta segunda-feira, 12, acordo de cooperação com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para a constituição da ‘Rede MetroAju’.

A iniciativa consiste na formação de uma rede óptica de alta velocidade no Estado, construída para interligar instituições de Ensino Superior e centros de pesquisa, como parte do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), patrocinada pela Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep).

A ‘Rede Metroaju’ é composta pelas diversas redes de instituições que se agregam para utilizar os serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a primeira rede de acesso à Internet no Brasil e integra mais de 800 instituições de ensino e pesquisa no país, beneficiando a mais de um milhão de usuários.

Para o secretário Saumíneo Nascimento foi dado um passo importante para a integração das instituições de ensino superior em Sergipe. “Os desafios na área de ciência e tecnologia são enormes e a perspectiva agora é de que venham mais recursos, cursos e oportunidades para a comunidade científica local que terá pela frente o início de mais uma etapa a vencer, rumo aos avanços que significam a melhoria do bem estar da sociedade”, destacou Saumínio

Ele informou que no próximo dia 21 a Sedetec reunirá todas as universidade e faculdades de Sergipe para discutir a questão do emprego e qualificação de mão de obra dentro das perspectivas dos novos investimentos que estão chegando em Sergipe.

O objetivo é melhorar a infraestrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local (redes de campus); atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas (telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.); e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.

Além do reitor da UFS, Josué Modesto Sobrinho, também assinaram o convênio o diretor administrativo-financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), Josenito Oliveira, e o diretor presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), José do Patrocínio, além do chefe da Embrapa, Edson Diogo, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, e o diretor do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/Unit), Leonardo Teixeira.

Treinamento

A fim de implementar uma rede de gestão de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) realizou no período de 05 a 09 de novembro, em Brasília, um treinamento em Administração de Videoconferência.

O curso contou com a participação de um servidor por Estado e foi realizado na Escola Superior da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). O objetivo foi de integrar os institutos do programa nacional de ensino e pesquisa às iniciativas das redes estaduais, com o intuito de ampliar e capilarizar a rede acadêmica nacional.

Representando o Estado de Sergipe, a gerente de Tecnologia da Informação da Sedetec, Cíntia Fiel Trefiglio, participou do treinamento e destacou a importância da iniciativa. “O treinamento viabilizou uma integração entre os Estados e ampliou o conhecimento dentro da área de videoconferências, o que vai proporcionar uma maior dinâmica nas ações das secretarias de ciência e tecnologia, otimizando o trabalho dos secretários e inserindo Sergipe no contexto nacional”, observou.

Com informação da Ascom/Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais