Relatório propõe desconto no IR do pagamento a domésticos

Além dos descontos com saúde e educação, permitidos por lei, também a contribuição previdenciária para empregados domésticos poderá ser deduzida do Imposto de Renda. A proposta deverá constar do parecer do relator do projeto do Imposto de Renda, deputado Carlito Merss (PT-SC).

A dedução, segundo o parlamentar, irá “levar mais empregadores a registrarem seus empregados domésticos e, com isso, aumentar a arrecadação da previdência e contribuir para a redução do déficit”. Ele explicou que a comprovação seria feita por meio dos carnês de pagamento da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

 

Ele argumentou, como justificativa para a medida, que todo ano o governo precisa injetar recursos para cobrir o déficit previdenciário e que a dedução contribuiria para aumentar o número de empregos formais. Da proposta, explicou, constará o aumento do número de alíquotas – hoje são duas, de 15% e de 27,5% – e também a correção na tabela do Imposto de Renda.

 

Para vigorar em 2005, o projeto tem que ser aprovado pela Câmara e pelo Senado, e ser sancionado antes do final do ano.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais