Renda fixa: ainda vale a pena colocar dinheiro para render na poupança?
Quer começar a investir no mercado financeiro com segurança, mas não sabe como. Confira algumas dicas para entender a renda fixa e onde colocar seu dinheiro.
A renda fixa é um tipo de investimento que garante rendimentos todos os meses para os cidadãos que aplicaram valores. Um dos exemplos é a poupança, a qual encontra-se sob discussões atualmente, já que a taxa Selic subiu e atingiu 13,25%. Por isso, os correntistas se perguntam se ainda vale a pena guardar dinheiro na poupança ou não.
Para entender melhor o assunto é preciso se debruçar sobre alguns temas importantes, os quais estão demonstrados logo mais abaixo. Confira qual é o tipo de aplicação mais rentável atualmente.
Taxa Selic em alta impacta na poupança?
A taxa básica de juros, conhecida como taxa Selic, sofre variações constantemente e todas elas impactam nos lucros dos investimentos parados em contas bancárias. Isso quer dizer que sim, ela influencia na poupança, porém existe um certo limite.
O aumento de 0,5 ponto percentual realmente impacta na renda fixa dos investidores, mas já não afeta mais o rendimento da poupança. Isso significa que ela se encontra estagnada a uma taxa anual de 6,17% mais a Taxa Referencial, que é irrelevante neste momento.
Diante dessa porcentagem, é bem simples entender que ao deixar o dinheiro na poupança, o brasileiro perderá outras chances de ganhar mais. Na verdade, qualquer pessoa que fizer isso perderá dinheiro de verdade.
Isso porque a inflação superou 10% ao ano recentemente, mas mesmo que abaixe para 8% como é previsto segundo o Ministério da Economia, a poupança continua tendo rendimento menor. Qualquer investimento em renda fix para ser vantajoso deve superar a porcentagem da inflação.
Melhores investimentos para quem quer aplicar em renda fixa
Atualmente existem outros tipos de investimento em renda fixa que podem pagar valores bem mais vantajosos ao mês.
Diante da atual taxa Selic, as aplicações em renda fixa mais populares encontram-se da seguinte maneira, segundo o levantamento do nosso site:
(tipo de aplicação: rendimento ao mês)
– Poupança: -2,50%;
– Tesouro Selic: 1,50%;
– CDB de banco médio: 2,95%;
– CDB de banco grande: -0,92 %;
– LC: 3,43%;
– LCA: 3,67%;
– LCI: 4,03%;
– RDB: 3,04%;
– Debêntures incentivadas: 5,60%.
Quero aplicar meu dinheiro. O que devo fazer?
Como mencionado acima, os rendimentos em renda fixa que estão compensando mais neste momento são aqueles aplicados em debêntures incentivadas. Enquanto a poupança faz o investidor perder 2,5 % ao mês, as debêntures rendem 5,6%.
A melhor maneira de entrar para o mundo financeiro da renda fixa é consultar algum atendente ou gerente do banco onde possui conta. Essa pessoa vai saber passar todas as orientações necessárias e explicar quais são as oportunidades que a instituição financeira oferece.
Outra dica valiosa está em começar a estudar mais o assunto a fim de se aprofundar em cada tipo de aplicação. Ter uma carteira variada pode ser mais vantajoso em algumas situações esporádicas, já que o mercado sofre com constantes variações e uma certa imprevisibilidade.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B