RESPOSTAS – Envie sua dúvida sobre o IRPF 2018

Dúvida – Leo
Com as novas regras na discriminação de imóveis surgiram algumas dúvidas: qual data da aquisição considerar se tenho uma casa em que foi construída em um terreno adquirido em 1983 e finalizada em 1995, mas da casa somente encontrei documento de averbação data de 2001? E o total da área em m2 para informar é da construída ou da área do terreno?

RESPOSTA

A data de aquisição do terreno e citar na descrição do imóvel a data da averbação da construção, porque quando o Senhor vender, poderá utilizar as duas datas.


Dúvida – Carla

Na declaração de um apartamento como lanço a área total solicitada pelo IR esse ano? Somente a área privativa ou somasse com a área da garagem e da área comum informada na escritura como área total? Achei bem confuso!

RESPOSTA
Deverá colocar somente a área privativa.


Dúvida – Carla
Benfeitorias de colocação de cortina de vidro (reiki) na varanda gourmet e box  e espelhos de banheiro podem ser lançados no valor do imóvel?

RESPOSTA
Todo o gasto com acréscimo, inclusive pintura do imóvel, poderá ser acrescido ao custo do mesmo. Lembro-lhe que deverá guardar a documentação (notas fiscais, recibos, etc.), por cinco anos.


Dúvida – Wesley Cruz Santana
Tenho um imóvel financiado com valor abaixo de 300 mil é obrigatório declarar? Caso Não declare corro risco de cair na malha?

RESPOSTA
Por esse motivo não. Apenas sugiro declarar para num futuro próximo quando for trocar por um maior, ter a origem de onde veio o dinheiro.


Dúvida – Fredisson
Como declarar gasto com reforma de casa e/ou apartamento?
obrigado

RESPOSTA
Todo o gasto com acréscimo, inclusive pintura do imóvel, poderá ser acrescido ao custo do mesmo. Lembro-lhe que deverá guardar a documentação (notas fiscais, recibos, etc.), por cinco anos.


Dúvida – Tatyana
Prezado, estou declarando o Ir do meu pai que faleceu em abril do ano passado. O herdeiro terá que pagar a receita o valor a pagar? Pois o mesmo não recebera restituição.

RESPOSTA
O responsável pelo Espólio deverá efetuar o pagamento do Imposto de Renda a pagar.


Dúvida – Maria Jose Nunes De Menezes
Bom dia,
No ano de 2016 adquirir um apartamento na planta financiado pela Caixa Econômica utilizando o benefício minha casa minha vida. Gostaria de saber se desde o dia em que adquiri esse imóvel, se eu teria quer ter declarado ao imposto de renda?

RESPOSTA
Não o valor do imóvel não foi superior a R$300.000,00 não. Apenas sugiro declarar para num futuro próximo quando for trocar por um maior, ter a origem de onde veio o dinheiro.


Dúvida – Fernando Alves Do Nascimento – Pergunta
Como faz a declaração de um precatório (INSS) referente a 101 meses sendo que já foi descontado uma alíquota na fonte e pago 30% ao advogado.

RESPOSTA
O valor líquido, isto é já abatido o valor pago ao advogado, deverá ser lançado na Ficha de Rendimentos Recebidos Acumuladamente, e marcar como Exclusivamente na Fonte, a própria ficha é auto explicável.


Dúvida – Francisco Carlos Dos Santos
Pago as despesas médicas de meu neto de dois anos, posso colocá-lo com meu dependente?

RESPOSTA
Infelizmente não. Só se tivesse a guarda do mesmo por ordem judicial.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais