|
(Fotos: Portal Infonet) |
O secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC) e representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Comércio e de Serviços (CDCS) nesta terça-feira, dia 14. O objetivo da reunião foi traçar políticas e ações visando o processo de desenvolvimento dos setores do comércio e serviço no Estado de Sergipe.
O Conselho Estadual de Desenvolvimento do Comércio e de Serviços (CDCS) foi instituído pela Lei Estadual nº. 7.424, de 04 de julho de 2012, tendo como atribuições propor critérios para a concessão de estímulos governamentais à organização, expansão, modernização e aumento da atividade comercial e de serviços para o Estado, bem como sugerir os meios necessários à atualização e aperfeiçoamento do conhecimento dos dirigentes e seus empregados, do setor de comércio e de serviços.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC), Sauminio Nascimento, a reunião discutiu algumas parcerias que possam consolidar ainda mais o processo de modernização e avanço tecnológico pela qual passa a Junta Comercial. “Nós deveremos também aproveitar a reunião para mostrarmos os avanços da junta comercial do ponto de vista de abertura de empresas, de modificações do processo também de alterações que ocorre, como é que a junta tem feito para atender essas demandas crescentes, parcerias que a junta tem feito com órgãos do governo estadual e federal”, diz.
|
O diretor-presidente da Jucese fala das ações da Junta |
Para o secretário nacional de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Luiz Ribeiro, os avanços estão sendo alcançados. “Já temos política que já tem dimensões consolidadas e que Sergipe possa ter alavancadores para que os empresários possam dar saltos importantes para a economia local. Criar uma política governamental no país, em especial pela geração do serviço sustentável do emprego”, informa Humberto.
JUCESE
O diretor-presidente da Jucese, Vinicius Bandoun Mazza fez uma explanação sobre as ações desenvolvidas pela Junta. Ainda foi apresentado um panorama estatístico do número de empresas que foram fechadas na Junta.
Em 2006 a JUCESE registrou a abertura de 3 mil empresas, já em 2011 o número aumentou para 4.800, um crescimento de 53%. Já o número de empresas que foram fechadas neste mesmo período bateu 79%. Em 2006 foram 872 empresas fechadas, enquanto em 2011 o número chegou a 1.500.
Segundo o diretor-presidente da Jucese, Vinicius Bandoun Mazza, a Junta está desenvolvendo a ‘Casa do Empreendedor’ que é uma central de suporte técnico, gerencial, financeiro e formação complementar ao empreendedor, buscando oferecer às pequenas empresas apoio estratégico durante os primeiros anos de existência e também ajudar na atração de futuros empreendedores.
Presente na reunião, o vice-governador Jackson Barreto disse que seria necessário ter uma análise, um estudo com dados para se ter uma noção dos dados.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B