A poucas horas da virada, o Centro de Aracaju recebe um número grande de pessoas que buscam comprar tudo aquilo que ficou para última hora. Nesta segunda-feira, 31, a circulação de pessoas no centro da capital era intensa, principalmente nas lojas de departamento.
Momentos como esse são também boas oportunidades para os comerciantes terem um lucro a mais, porém o balanço final que o vendedor Welder Soares faz não é de grande otimismo. “O fluxo de venda e o número de pessoas estão menor que o ano passado”, destaca. Para Welder, no mesmo período do ano passado, as vendas estavam mais intensas. “Já fechei o orçamento do mês. Em relação ao ano passado nós tivemos uma queda de 15%”, destaca.
Ainda segundo o comerciante, o que mais o intriga é a contradição que há na economia brasileira. “Eu estava analisando e descobri que a Bolsa de Valores brasileira foi a que deu o maior lucro no mundo este ano. No entanto, não entendo o porquê disso, o mercado está bom, mas a realidade interna do País no que se refere ao consumo está baixa”, lamenta.
Welder diz que já começou a antever esse resultado nas vendas de Natal e que por isso não renovou o estoque, focando apenas no que tinha reservado na loja. “Muitas pessoas só deixam para comprar no final do ano porque recebem o décimo e ficam com o orçamento livre, mas em dezembro desse ano não vi uma grande movimentação”, diz.
Shopping
Já no centro de compras no bairro Jardins, o fluxo de pessoas até inicio da manhã desta segunda-feira, 31, estava tranquilo. Algumas pessoas estavam se deslocando para comprar aquele último detalhe que falta para o look do réveillon. Mas também teve pessoas que só estavam de passagem, aproveitando para conhecer melhor o local e tentando resistir a vontade de comprar.
As baianas Luza e Conceição Carvalho, chegaram a Aracaju na manhã desta última sexta-feira, 28, e aproveitaram o dia de hoje para passear pelas dependências do local. “Estamos aqui fazendo um passeio e conhecendo alguns pontos turísticos da cidade”, diz Luza. A amiga Conceição, no entanto, entrega o jogo. “Mas daqui a pouco vamos fazer umas comprinhas básicas”, brinca. “Por enquanto só estou olhando a título de curiosidade. Sem compromisso”, acrescenta.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B