SE é um estado que nos interessa em águas profundas, diz Petrobras

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, participa de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados (Foto: Fábio Rodrigues/EBC)

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse durante audiência na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal, desmentiu a informação de que está havendo um desmonte na empresa e destacou o interesse de estatal nos investimentos em águas profundas no estado de Sergipe.

Na audiência, o presidente foi questionado pelo deputado federal Fábio Henrique (PDT/SE) sobre a situação da empresa e os desinvestimentos que estão acontecendo em Sergipe, justamente quando ocorreram importantes descobertas no Estado.

“Há uma informação de que, em janeiro de 2020, a sede da Petrobrás será desativada. Os trabalhadores da Petrobrás devem ser direcionados para o Sudeste e os terceirizados perderão seus empregos. A informação é que isso faz parte de uma política da empresa de retirada de suas ações administrativas do Nordeste”, falou o deputado.

Sobre o fechamento da base administrativa, Roberto Castello Branco afirmou que esse fato não está em discussão no momento. “É parte da nossa estratégia a venda de campos maduros terrestres e em águas rasas. Isso porque a contribuição desses campos para a produção total da Petrobrás é muito pequena, a produtividade é muito baixa. A produtividade média do Pré-Sal é de 21 mil barris/dia até 50 mil barris/dia, já uma produtividade média da produtividade de poços é de apenas 16 barris/dia”, explicou o presidente.

Ele explicou que os campos estão sendo vendidos para empresas pequenas e médias produtoras de petróleo. “Eles não estão pagando centenas de milhões para fechar o campo, eles não rasgam dinheiro, estão fazendo isso porque possuem tecnologia para recuperação desses poços. Essas empresas vão substituir a Petrobrás nesses campos, irão investir, gerar empregos e arrecadação para os estados”, argumentou o gestor.

“Falaram sobre o desmonte da Petrobrás no Nordeste, isso não é verdade! Sergipe é um estado que nos interessa em águas profundas, e continuaremos investindo no que a Petrobrás sabe fazer de melhor, com capital humano especializado e tecnologia. Sergipe está fazendo as coisas certas, se tornará um harbi de exportação e distribuição de gás natural liquefeito, com um centro de produção de energia elétrica a gás natural. Vejo boas perspectivas para o Estado, com possibilidade de irradiar para outros estados do Nordeste”, disse Castello Branco.

Fafen

O presidente da Petrobrás também falou sobre a situação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – FAFEN, situada no município de Laranjeiras. “Ela está em estado de hibernação, foi posta para arrendamento, e no dia 11 de novembro receberemos as propostas. Já sabemos que existem várias empresas com interesse de arrendamento”, enfatizou Roberto Castello Branco.

 

Com informações da Assessoria Parlamentar 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais