SE fecha Plano de Cultura Exportadora para 2014

Sergipe fecha Plano Nacional de Cultura Exportadora para 2014 (foto: divulgação)

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentou planejamento para 2014 do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), durante a 8° Reunião de Pontos Focais e Entidades Parceiras, realizada em Brasília (DF) na segunda-feira, 11. O evento contou com a participação de 15 entidades parceiras e 24 Estados participantes, entre as quais, Sergipe – representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Na ocasião, foram selecionadas 508 das 911 ações propostas apresentadas.

Estado integrante do PNCE, Sergipe teve 13 propostas delineadas, além da continuidade do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), que está incluso ao extenso projeto traçado para o ano que vem, e possui o foco na difusão do extensionismo industrial para fomentar a competitividade das empresas sergipanas.

De acordo com o economista da Sedetec Thiago Souza, participante da Reunião, o PNCE tem sido um sucesso para a ampliação e diversificação da economia brasileira no cenário internacional. “Todas as capacitações foram realizadas nas datas previstas e com um bom público. Além disso, ressalto que Sergipe foi o primeiro estado a concluir as atividades de 2013. Com isso, estamos planejando o ano de 2014 e cuidando para que os empresários possam romper barreiras e internacionalizar seus produtos”, conta Thiago, ressaltando que os principais produtos exportados por Sergipe são suco de laranja, calçados, açúcar e jogo de fios e velas para ignição de veículos.

Thiago aproveitou a oportunidade para agradecer aos parceiros que, ao longo de 2013, estiveram junto com a Sedetec executando o PNCE, a Federação das Indústrias de Sergipe (FIES), Centro Internacional de Negócios de Sergipe (CIN), Sebrae e Correios, dentre outros.

O secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, anunciou o lançamento de um portal na Internet reunindo todas as informações sobre oficinas, cursos, artigos e experiências de sucesso na área de comércio exterior. Ele ainda reiterou essa e as demais ações para atender a necessidade de implantar uma cultura exportadora no mercado brasileiro. “Hoje, no mundo globalizado em que vivemos, exportar não é mais uma opção, mas é uma questão crucial para a competitividade das empresas, pois a concorrência não está mais limitada ao território nacional”, afirmou Godinho durante o evento.

O PNCE

Implantado como ação integrante do Projeto Brasil Maior (PBM), o PNCE mobiliza e promove capacitações diversas de gestores públicos, técnicos e profissionais do comércio exterior e do pequeno e médio empresariado. Sua estrutura temática se baseia em 5 eixos: cultura exportadora; inteligência comercial e competitiva; ambiente de negócios; diversificação e qualificação da pauta exportadora; e promoção comercial.

O projeto promovido pelo MDIC conta com a parceria de 15 instituições da área pública e privada, como os Ministérios de Relações Exteriores (MRE) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Senac, Sebrae, Apex Brasil e Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entre outros órgãos.

Fonte: Sedetec com informações da ACS/MDIC

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