“Se gasta muito mais com carro-pipa do que com abastecimento de água”

Manoel de Rosinha
Todos anos as manchetes da imprensa brasileira são sempre as mesmas neste período do ano quando se referem ao sertão nordestino: cidades nordestinas decretam estado de emergência por causa da seca. Em Sergipe não é o contrário. Cidades como Porto da Folha, Poço Redondo, Canindé do São Francisco, entre outras, estão sempre na lista de municípios que sofrem com a estiagem. Acompanhado deste problema surgiu uma ‘indústria’ que se apropria do sofrimento do sertanejo e de recursos públicos. Agora em 2007, cinco municípios do semi-árido sergipano já decretaram estado de emergência: Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e Feira Nova. Um dos que sofrem com mais uma estiagem é o prefeito de Porto da Folha, Manoel de Rosinha (PT) que falou em entrevista ao Portal Infonet sobre as soluções para esse problema e afirma que a ‘indústria’ continua e o cidadão do sertão sergipano continua se humilhando atrás de alternativas.

Portal Infonet – O que acontece prefeito, já que todo ano é a mesma coisa: cidades do sertão sergipano enfrentam seca?
Manoel de Rosinha – Imagino que com o governo Marcelo Déda será resolvido o problema em parte do sertão devido ao início da duplicação da adutora do Alto Sertão. O andamento desta obra está bem avançado espera-se que no próximo ano não tenhamos novamente de vir pedir ao governo, pedir a Secretaria de Inclusão Social, humilhar-se para pedir novos carros-pipa para abastecer as terras do pobres produtores.

Infonet – A adutora resolve o problema da seca?
MR – A adutora vai resolver 80% a 90% do problema da seca no alto sertão. Porto da Folha, Canindé, Poço Redondo, Monte Alegre, [Nossa Senhora da] Glória, enfim, toda aquela região. Por quê? Hoje já existe uma adutora só que a capacidade dela está superada, então não tem como você fazer abastecimento com água encanada, ela não vai dar suporte. Vai enterrar os canos e a água, que é o produto principal, não chega. Então com essa duplicação vai ter a adutora servindo a Porto da Folha, Poço Redondo e Monte Alegre, com essas três regiões resolvesse muito bem a situação de seca da região do sertão.

Infonet – Acabou essa história de ‘indústria da seca’?
MR – Ela não acabou, ela continua. Até não se resolver essa situação, para mim ela continua. Se gasta muito mais com carro-pipa do que com abastecimento de água direto do rio São Francisco para as comunidades rurais. O que não pode é todos os anos estar batendo nessa mesma tecla da seca, da seca, da seca e a seca e amém e todos os anos produtor se humilhando, prefeito se humilhando, trabalhador se humilhando. A Defesa Civil foi ver a situação em Porto da Folha esperamos que libere os carros-pipa a partir da próxima semana. Não é possível continuarmos nessa situação por mais tempo, mais anos.

Infonet – Será que este governo mudará esta situação?
MR – Quando o sertanejo votou em Marcelo Déda foi confiando que as comunidades rurais seriam abastecidas que não seria mais essa humilhação que vem se passando até hoje, mas com a adutora espera-se que realmente resolva essa situação.

Infonet – O senhor disse que com a construção da adutora o problema da seca no alto sertão será resolvido em 80% a 90% e o restante o que pode ser feito?
MR – O restante são localidades muitas vezes mais afastada que não pega linha da adutora, imagino que o governo deva fazer algo para que essa água chegue até lá e dê a sustentação a essas comunidades. Já que esse projeto do Governo Federal, do Governo do Estado é ‘água em todas as casas’, como dizia o governo passado, que mentiu, enganou e nunca fez, esperamos que o atual não seja também e não faça as enganações que o outro que fez, coisa que não acredito.

Infonet – O governo anterior enganou o povo sertanejo?
MR –
Ele mentiu a vida inteira dizendo ‘água em toda casa’ colocou os tubos e a água nunca chegou. O principal nunca chegou, que é água, enterrou alguns tubos, mas á água não chegava.

Por Paulo Rolemberg

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais