Sebrae e ABF promovem curso sobre franquias

Setor é uma boa opção para quem quer abrir o próprio negócio (Foto: Sebrae)

Mesmo em um ano economicamente retraído, o setor de franquias tem se mostrado uma excelente opção para quem quer abrir o próprio negócio. Somente no segundo trimestre deste ano, esse mercado apresentou um crescimento de 8,1% em sua receita, alcançando a marca de R$ 35,1 bilhões.

E é pensando em mostrar aos empreendedores as vantagens desse modelo de negócio que o Sebrae e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) promovem no próximo dia 20 o curso ‘Entendendo o Franchising’. A capacitação será realizada das 9 ás 18h, na sede do Sebrae, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América.

A ação faz parte do Projeto Franquias Brasil, que vai passar por 18 estados e 104 cidades. A custo popular e com duração aproximada de 8 horas, o curso abrange temas como conceitos do franchising, aspectos legais, vantagens e desvantagens do sistema, entre outros temas. Por seu potencial econômico e para a implantação de franquias, Aracaju foi a cidade escolhida para a realização do curso neste mês.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://abfeducacao.portaldofranchising.com.br/entendendo-franchising-aracaju-se-2016a. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2106-7711 e pelo email neuma.ferreira@se.sebrae.com.br.

“O objetivo é tentar desmistificar o mercado de franquias, mostrando que ele traz oportunidades para empreendedores de todos os portes. Conhecendo como funciona o sistema e encontrando uma empresa adequada ao seu perfil, o franqueado poderá aproveitar uma série de vantagens que esse sistema proporciona”, explica a coordenadora do curso e analista do Sebrae em Sergipe, Neuma Ferreira.

Benefícios

As franquias têm sido bastante procuradas pelos empreendedores por conta dos benefícios oferecidos por esse sistema. Isso porque esse tipo de negócio já foi testado no mercado, apresenta certo reconhecimento pelo público alvo, possui menos riscos que um negócio próprio, além de contar com o suporte de uma rede.

A prova disso é que somente em 2015 o número de unidades de franquia em operação no país cresceu 10,1% em relação a 2014, chegando a 138,3 mil empresas. Em Sergipe o resultado não foi diferente. Segundo dados da ABF, o estado também registrou um crescimento de 10%, atingindo a marca de 968 empresas registradas.

Outro dado que tem chamado bastante a atenção do segmento de franchising é abertura de empresas em municípios fora do eixo Sul-Sudeste. A região Nordeste, por exemplo, já responde por 15,3% do mercado nacional de franquias, respondendo por mais de 21 mil unidades e R$ 2,7 bilhões em faturamento.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as franquias já estão presentes em 40% das cidades brasileiras. A maioria das redes nordestinas atua nos mercados de Esporte, Saúde e Lazer (25%), Alimentação (23%) e Acessórios Pessoais e Calçados (12%).

Fonte: Ascom Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais