Sebrae e BB assinam acordo de cooperação técnica

(Foto: Ascom Sebrae)

Empreendedores individuais e proprietários de micro empresas podem ter acesso a uma nova linha de crédito disponibilizada pelo Banco do Brasil, o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO). E foi com o objetivo de divulgar ainda mais para a classe empresarial essa novidade que o Sebrae e o BB assinaram um acordo de cooperação técnica.

Segundo Antonio Carlos Araujo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual, o Sebrae vai cumprir o papel de disseminar e facilitar o acesso ao microcrédito orientado, especialmente para os empreendedores de pequeno porte que muitas vezes têm dificuldade de acesso as informações e não aproveitam muitos benefícios que são disponibilizados pelas instituições.

“É uma excelente oportunidade para aquele empreendedor que necessita melhorar a estrutura do seu negócio, trocar equipamentos, ou simplesmente capital de giro”, destaca Antonio Carlos.

Para Lucia Helena Cuevas, superintendente do Banco do Brasil em Sergipe, a grande diferença dessa nova linha de crédito é o fato de ser orientada para empreendedores individuais e micro empreendedores, pessoas que muitas vezes não têm acesso ao sistema financeiro.

“A proposta é alavancar o negócio do artesão, do dono de lanchonete, do vendedor ambulante, da cozinheira que vende comida para fora, da cabeleireira, vendedora de cosméticos. A taxa de juros é bem pequena e dependendo do valor não é necessário garantia, vai de caso a caso, mas o empreendedor necessita ter conta no Banco do Brasil”, explica Lucia Helena.

Microcrédito  Produtivo Orientado

Trata-se de uma operação destinada ao financiamento de bens, serviços e capital de giro, essenciais ao empreendedorismo, beneficiando pessoas físicas e jurídicas. Uma metodologia baseada no relacionamento direto com o empreendedor, no local onde é executada a atividade econômica.

Os recursos são garantidos pelo Governo Federal, com limites para cada operação financeira de até R$ 15 mil (Capital de Giro ou Investimento). Juros de 0,64% a.m. (8% a.a). Os prazos de pagamento para “giro” variam de 04 a 06 meses para pessoa física e até 12 meses pessoa jurídica. Já para “investimento” pessoa física de 7 a 12 meses e jurídica, até 18 meses. Carência de 30 a 59 dias. A liberação é na conta corrente do empreendedor, mediante taxa de acompanhamento do crédito no valor de 1% do valor da operação.  O IOF a alíquota é zero.

Fonte: Ascom Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais