Sebrae e Vale assinam convênio

A meta é aumentar 10% no faturamento das empresas (Foto: Alberto Moreira/Sebrae)

Um convênio firmado entre o Sebrae e a Vale terá como meta promover o aumento da participação de micro e pequenas empresas (MPEs) sergipanas nas compras realizadas pela companhia de mineração. Os detalhes do projeto, a apresentação de um diagnóstico realizado junto aos potenciais fornecedores e um plano de ações a ser desenvolvido pelas empresas foram tema de reunião promovida nesta terça-feira, 14, no Hotel Aquarius.

A proposta prevê até 2013 o aumento de 10% no faturamento das empresas participantes do projeto.  A iniciativa busca ainda a ampliação em 20% do número de MPEs nos processos de compra da Vale.

Segundo a coordenadora do projeto e analista do Sebrae, Ana Nunes, serão colocadas em prática ações de promoção da inteligência competitiva,  inovação tecnológica, desenvolvimento empresarial e de acesso a mercado para permitir que as empresas sergipanas consigam atender às exigências companhia.

“Temos definido um cronograma de atividades para os próximos dois anos e esperamos alcançar resultados tão satisfatórios quanto aqueles que presenciamos no projeto desenvolvido junto à cadeia de petróleo e gás. A indústria de mineração tem papel fundamental na nossa economia e esperamos que as empresas sergipanas possam ser beneficiadas pelo bom momento vivido pelo setor”, explica.

Diagnóstico

Durante os últimos quatro meses, uma equipe de consultores visitou as 25 empresas da cadeia de mineração para analisar aspectos como gestão de negócios, empreendedorismo, inovação e responsabilidade social.  A avaliação teve como referência o modelo estabelecido pelo Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), que reconhece as experiências que promovem o aumento da produtividade por meio da disseminação de conceitos e técnicas de gestão.

Os técnicos identificaram a necessidade de melhorias nas áreas de gestão estratégica e de processos, alcance de resultados e liderança. Para ajudá-las a superar essas dificuldades, serão elaborados planos de ações individuais e coletivas.

“O Sebrae terá papel importante nesse processo, já que dispomos de ferramentas de inovação e gestão capazes de promover essas mudanças.. Com a ajuda de outros parceiros trabalharemos para viabilizar o auxílio o mais rápido possível”, salienta Ana Nunes.

Fonte: Unidade de Comunicação e Marketing Sebrae/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais