Seca: 20 mil produtores devem ser beneficiados pelo BNB

O anúncio foi feito pelo supreintendente do BNB em SE, José Mendes Batista (Foto: Portal Infonet)

Cerca de 20 mil produtores de 30 municípios sergipanos que decretaram situação de emergência decretada pelo Governo Estadual e Federal poderão ser beneficiados com a regularização das dívidas rurais ofertadas pelo Banco do Nordeste em Sergipe (BNB). O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 29, em uma coletiva de imprensa concedida pelo superintendente do BNB em Sergipe, José Mendes Batista.

Esses produtores que possuem parcelas que não foram quitadas em 2012 ou que estão para vencer em 2013 e 2014 terão a prorrogação do pagamento das parcelas e terão um prazo de 10 anos para quitar as dívidas. O prazo para começar a pagar será a partir de 2015 para demais produtores e 2016 para agricultores familiares.

De acordo com o superintendente do BNB em Sergipe, José Mendes Batista,
A decisão foi do Governo Federal em comum acordo com o Conselho Monetário Nacional. “A questão é que essa resolução não é só para quem esteja em débito vencido, mas também para quem tem débito vencendo este ano. O governo sensível a essa situação que está passando o setor agropecuário do nordeste sendo considerada como a maior seca dos últimos 50 anos, tomou a decisão de prorrogar as parcelas. Só lembrando que em relação a prorrogação da estiagem é independentemente da benfeitoria do agricultor, vai do produtor familiar ao grande”, informa.

Os produtores rurais não enquadrados na agricultura familiar também poderão parcelar suas dívidas com o primeiro vencimento programado para 2015. Por conta do benefício, o BNB ampliará seu horário de funcionamento em duas horas diárias para o atendimento ao público. A iniciativa já passa a valer nesta segunda-feira, 29, e se estenderá até o dia 10 de maio.

Crédito emergencial

O Banco do Nordeste ainda está disponibilizando uma linha de crédito emergencial de estiagem para os agricultores sergipanos. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) sendo que em SE mais de R$ 75 milhões de reais serão empregados na recuperação de atividades nos municípios que tiveram situação de emergência ou calamidade pública declarada.

Segundo o superintendente José Mendes, as condições são bem facilitadas para o produtor. “A gente sabe que esse período de transição onde seca e chuva são períodos que mais morrem animais porque o pasto seco que o gado comia apodrece quando molha e o outro não nasce. Então esse período de transição morre muito animais é preciso um recurso pra comprar ração, milho”, conta lembrando que para a agricultura familiar, o produtor tem que possuir a declaração de aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para tirar dúvidas, basta que o produtor procure a agência bancária do seu município.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais