Secretaria da Agricultura distribui adubos químicos e calcários

Dando prosseguimento às ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Revitalização da Citricultura, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura, está distribuindo adubos químicos e calcário para os citricultores que adquiriram mudas de laranja, produzidas em viveiros telados, no ano passado. Desta feita, estão sendo contemplados os pequenos citricultores dos municípios de Salgado, Colônia Treze e Lagarto.
Com o trabalho de seleção e entrega realizado pelo Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) a distribuição ocorreu na quarta-feira em Salgado, onde produtores de 17 comunidades foram agraciados com os adubos, enquanto nesta quinta-feira, será a vez da Colônia Treze e outras localidades do Município de Lagarto, durante todo o dia.
O Programa de Revitalização da Citricultura não atua aleatoriamente na concessão do benefício, conforme destacou o Secretário da Agricultura, Etélio de Carvalho Prado. Ele deu ênfase aos critérios adotados pelo Governo do Estado, para que a doação fosse efetivada, afirmando que estão sendo beneficiados com a distribuição de adubos, apenas os pequenos citricultores que possuem imóveis com área total de no máximo 10 hectares e que possuam em seu imóvel no máximo cinco hectares com pomares cítricos.

Etélio Prado anunciou que os pequenos produtores que adquirirem mudas no presente ano, além de adubos químicos e calcário dolomítico, terão direito a receber adubo biológico. Acrescenta ainda que a partir da próxima semana também estarão disponíveis os tratores que realizarão gratuitamente a eliminação dos pomares improdutivos e doentes, que serão substituídos por novos pomares implantados com mudas produzidas em viveiros telados, que começarão a ser distribuídas a partir do mês de maio. Ele enfatizou o alcance econômico-social da iniciativa do governo, uma vez que, o programa de revitalização representa substancialmente uma atitude técnica de decisão prática.

“Desta forma, impossível se atingir os pequenos agricultores, os que vivem e dependem diretamente do trabalho nas suas pequenas propriedades, sem um auxílio que propicie uma correção do solo, através da adubação, propiciando-lhe condições igualitárias de plantio, para que os resultados da produção e da produtividade, sejam nas devidas proporções, no mesmo volume das grandes áreas dos empresários rurais. Esta iniciativa governamental, consubstancia o processo de permanência do homem do campo nas suas terras, por elas lhe poder dar o sustento, propiciando a melhoria das condições de vida e conseqüente estabilidade. Trata-se de um projeto de governo, ousado por ser definitivo, projetando perspectivas de transformações na região citrícola, que assistiu a derrocada da citricultura e com esta, o desemprego grassando, refletindo fortemente na economia regional. A meta do governo do estado foi dobrada, e vai revitalizar 20.000 hectares até o final do próximo ano”, concluiu o Secretário.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais