Secretário da Fazenda recebe representantes empresarial

0
Ação marcou a retomada de discussão de assuntos de 2016 (Foto: Sefaz)

Uma ampla reunião na manhã desta sexta-feira, 12, com o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) e o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis de Sergipe (Sescap) – entidades representativas dos profissionais de contabilidade – e com o empresariado sergipano, sob a liderança do Fórum Empresarial, marcou a retomada da agenda conjunta de discussão de assuntos de interesse comum no ano de 2016.

A reunião buscou retomar o diálogo sobre as ações do Governo do Estado no sentido de superar a crise econômica e fortalecer o comércio sergipano, apresentando em linhas gerais as iniciativas já implementadas e os projetos a serem colocados em prática ao longo deste ano no sentido de elevar a arrecadação estadual.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, foram mostrados os avanços conquistados pela administração pública nos últimos anos através da modernização dos procedimentos de atuação do Fisco sergipano mantendo o viés da firme fiscalização, porém, avaliando os impactos gerados na economia do Estado. “Construímos uma sólida relação com a classe empresarial, o setor industrial e com os profissionais de contabilidade no sentido de desenvolvermos ações que propiciem o crescimento da economia de Sergipe. Com crescimento da economia o Estado também eleva a sua arrecadação. A reunião de hoje marca a retomada das reuniões periódicas neste ano”, explicou Jeferson Passos.

Durante o encontro, o coordenador do Fórum Empresarial, Alexandre Porto, destacou a disposição do Governo do Estado em dialogar com a classe empresarial, a receptividade da Sefaz para discussão dos pleitos do empresariado e os avanços conquistados a partir dessa relação transparente entre as partes. A entidade, que reuniu demais entidades como a Acese, Ases, Sescap, CRC, Sebrae e Fies, entre outras, também aproveitou o momento para apontar situações que irão compor a pauta das futuras reuniões e reconheceu os avanços na simplificação de procedimentos e atuação no combate à sonegação fiscal.

Jeferson Passos citou como avanços a implementação de um sistema simplificado de declaração de informações para cobrança do Imposto sobre transferência, Causa Morte e Doação (ITCMD), os investimentos significativos nas áreas de fiscalização e auditoria, oferecendo estrutura física e tecnológica cada vez mais moderna para combater a evasão fiscal e a sonegação e a implantação do sistema de emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) no Estado, entre outras iniciativas. “Essas iniciativas tornaram nossos procedimentos mais ágeis e o recolhimento dos tributos devidos se tornou mais eficaz. Alguns dos resultados são observados na própria arrecadação do Estado. Em 2015 Sergipe obteve um crescimento de 8,19% das receitas próprias em relação a 2014, destacando-se o ITCMD (+65,03%), o IPVA (+18,7%) e o ICMS (+7,44%). Esses números são reflexos da modernização do Fisco”, complementou o secretário da Fazenda.

Fonte: Sefaz

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais