Sedetec discute aprimoramento de CVTs

Centro Vocacional Tecnológico de Tobias Barreto (Foto: Vieira Neto/Sedetec)

Buscando a atualização nos debates que dizem respeito a instalação dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) esteve presente na reunião convocada pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (CONSECTI), no Ministério de Ciências e Tecnologias (MCT), juntamente com representantes de mais 16 Estados, realizada na semana passada em Brasília. O objetivo do encontro foi discutir a nova proposta de modernização e implantação dos CVTs.

Em Sergipe está sendo implantado um CVT em Tobias Barreto, voltado para o setor têxtil e de confecções, dentro do perímetro do Complexo Empresarial Integrado (CEI) da cidade, localizado na entrada principal do município, em fase final de construção e que ocupa uma área total de 86.221,93 m². Já o CVT tobiense possui uma estrutura com cerca de 750 m², dividida entre laboratórios, salas de aula, videoconferência, biblioteca e auditório. Este projeto servirá como base para o desenvolvimento econômico do município, por meio de geração de emprego e renda, através da capacitação de mão-de-obra qualificada, estando também com sua obra na reta final.

“O intuito da reunião foi de debater sobre a reformulação do manual de referência para apresentação de propostas para CVTs, com o objetivo de direcionar a participação relevante diretamente para o mercado de trabalho, além de modernizar os centros já existentes”, disse a técnica do Departamento Técnico (DET), Jussara Alves, que representou a Sedetec na reunião do CONSECTI. “Através deste projeto será possível difundir a Ciência e Tecnologia, além disso, agregar parcerias com outros programas do governo a fim de fortalecer a proposta. A Sedetec está acompanhando e participando efetivamente deste projeto, porque acredita que isso trará benefícios para o Estado”, avaliou Jussara.

Em Tobias Barreto o CEI conta, além do CVT, com um centro de comercialização, um centro de serviços, três galpões industriais de médio porte e 14 galpões de pequeno porte. E o centro vocacional proporcionará um retorno diferenciado aos empresários que participam do CEI por ser um potencial formador de mão de obra especializada, algo de extrema utilidade para a instalação de novos empreendimentos e para o desenvolvimento daqueles que já se encontram em funcionamento.

Fonte: Sedetec

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais