Por destinar investimentos para o segmento de Tecnologia da Informação (TI), gerando oportunidades que fortalecem o mercado local, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), foi homenageada na noite de quinta-feira, 25, no Hotel Mercure. A homenagem foi feita pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), no encontro realizado pela entidade anualmente. Jorge Santana ao receber homenagem
Jorge Santana, que participou da fundação da Assespro e já foi presidente da entidade, fez questão de agradecer, em nome da Sedetec, a homenagem recebida. “Sinto-me honrado pelo reconhecimento do trabalho realizado em prol desse setor na secretaria. Se não fizemos mais, é porque isso não foi possível”, declara o secretário.
Ele ressaltou também os ganhos obtidos no setor nos últimos quatro anos. “Avançamos bastante, principalmente com o projeto do SergipeTec e na área de tecnologia, apoiando o APL [Arranjo Produtivo Local] de TI, um dos prioritários do atual governo”, destaca.
Além de lembrar que o Governo do Estado, através da Sedetec, vem realizando uma série de iniciativas para gerar benefícios para o setor, o secretário afirmou que as sugestões de melhorias passadas pelos empresários devem ser incorporadas pelo governo, justamente porque buscam fortalecer a área. “Sergipe é um dos estados que recentemente vêm se destacando em TI, setor que precisa de um olhar especial, e o governo vem fazendo isso, especialmente através do projeto do SergipeTec”, explica Jorge Santana.
O secretário reconheceu, ainda, que a atual administração estadual está sendo responsável por significativos avanços em diversos segmentos, e que na área de TI o fortalecimento poderá ser ainda maior. “Tenho certeza de que nos próximos quatro anos muitos serão os avanços constatados na área de TI, gerando resultados positivos e atendendo à expectativa do empresariado local”, garante.
Sugestões
O vice-presidente da Assespro, Roger Barros, apresentou durante o evento o cenário atual do segmento em Sergipe e sua previsão de mudança para 2015, caso sejam implementadas algumas melhorias no setor de TI local. “A área de tecnologia da informação gera muita demanda de mercado e também inúmeros empregos. Para que ela se fortaleça, precisamos da definição de uma política clara de governo para o setor”, afirma.
Atualmente, há em Sergipe 250 empresas de TI, com um faturamento de R$ 60 milhões e empregando 5 mil pessoas, que possuem média salarial de R$ 1.500. “O setor de TI apresenta uma das maiores remunerações médias no país. Em Sergipe, o setor é pujante, mas é preciso valorizar mais as empresas locais”, defende Roger.
Entre as sugestões apresentadas estão a redução da carga tributária referente ao Imposto Sobre Serviços (ISS), uma maior aproximação entre governo, universidades e empresas, por meio de fóruns temáticos, e o uso do poder de compra do governo para contratação de bens e serviços das empresas locais. Outra questão prioritária para o setor é a melhoria da infraestrutura de redes e telecomunicações, através de incentivos para atrair novas operadoras para o estado, fazendo com que os custos sejam reduzidos.
Participação
Participaram do encontro pessoas ligadas à TI, autoridades, comunidades de informática e institutos de pesquisa, além de associações comerciais e empresariais. Também foram homenageadas por seu trabalho direcionado ao setor de TI empresas como a Norcon, representada por Adler Ismerim, o Banese, na pessoa de Rodrigo Nascimento, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por José Américo dos Santos, e a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), representada por Ionaldo Carvalho.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B