Sedetec participa de videoconferência inaugural da Rede

(Fotos: Ascom Sedetec)

Na tarde desta terça-feira, 04, foi realizada a primeira transmissão de videoconferência da Rede de Gestão Integrada de Ciência, Tecnologia e Inovação. O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, participou do evento, acompanhado de seus assessores e diretores-presidentes das vinculadas.

A solenidade aconteceu, simultaneamente, em 26 Estados e o Distrito Federal, através do serviço de videoconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), utilizando a ferramenta que amplia a interligação das secretarias estaduais por meio da rede IPÊ – infraestrutura baseada em transmissão óptica.

A Rede de Gestão Integrada constitui o início de uma nova colaboração entre as principais instituições gestoras de políticas de CT&I do país e fortalece a integração entre o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Essa 1ª videoconferência contou com a presença, em Brasília, do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.

“Essa plataforma é importante como símbolo de uma iniciativa que tomamos com bastante força, em conjunção com todas as secretarias, com vista a implantarmos uma política de Estado para ciência e tecnologia”, disse Raupp. “Uma política de Estado significa que eu não vou, como ministro, só contar para vocês o que o governo federal está fazendo, mas que vamos escutar o que vocês acham que devemos fazer. Precisamos todos decidir em conjunto quais são os nossos objetivos comuns. Estamos grandemente estimulados a fazer brotar nas regiões ideias de como atuar globalmente”.

Na oportunidade, cada secretário de Estado se apresentou e falou sobre os projetos de suas respectivas secretarias. “A rede de gestão aumentará a comunicação entre a Sedetec e todas as outras secretarias do país, ampliando a participação de Sergipe na elaboração de políticas e programas voltados para ciência e tecnologia, reduzindo também os custos com reuniões” explica o secretário Saumíneo Nascimento ao ressaltar que a rede também poderá apoiar projetos de fomento à universalização de acesso à internet e de busca de soluções alternativas para as demandas da comunidade científica. “Com isso, Sergipe dará mais um grande salto em ciência e tecnologia”, completa.

A coordenadora de Tecnologia e Inovação da Sedetec, Cíntia Fiel, acredita que o evento foi um marco para a ciência e tecnologia. “Essas videoconferências terão como objetivo reduzir distâncias, agilizar processos e diminuir custos, viabilizando soluções com uso da tecnologia”, ressaltou.

Sergipe

Em Sergipe, participaram da videoconferência o diretor-presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Marcos Wandir, o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), Ricardo Santana, o diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), José do Patrocínio, e os assessores da Sedetec, Maria Isabel de Jesus, Maurício Nascimento, Cíntia Fiel, Eugênio Nascimento e Sudanês Pereira.

Fonte: Ascom Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais