Marisqueiras e pescadores deram entrada no pedido do benefício em novembro de 2017, mas até agora não receberam o auxílio (Foto ilustrativa: arquivo Portal Infonet) |
Após marisqueiras e pescadores de São Cristóvão realizarem ato em frente ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para cobrar o seguro-defeso do camarão, o órgão informou que está analisando 6 mil requerimentos. A assistência é concedida aos pescadores que, durante o período de defeso, precisam paralisar a sua atividade para preservação da espécie.
Os possíveis beneficiários informam que deram entrada no pedido do benefício em novembro de 2017, mas até agora não receberam o auxílio. Em nota, o INSS informou que é o responsável por recepcionar e analisar todos os requerimentos de seguro-defeso do estado de Sergipe, além dos de benefícios previdenciários existentes. “No período de 01/11 a 28/02 temos o defeso da Piracema e de 01/04 a 15/05 e 01/12 a 15/01 o defeso do Camarão. Portanto, temos dois defesos acontecendo paralelamente, onde o período do defeso é o limite para a recepção de todos os requerimentos no órgão e não para a conclusão dos mesmos”, diz a nota.
De acordo com o INSS, os requerimentos estão em análise de liberação em fase de digitalização. Além dos 6 mil requerimentos do camarão, também há a análise de 12 mil requerimentos da Piracema.
Ainda de acordo com o instituto nacional, está ocorrendo a transformação do órgão em INSS Digital, com a digitalização de processos e benefícios, inclusive do seguro defeso.
por Jéssica França
Com informações do INSS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B