Semana do MEI começa na próxima segunda

(Foto: Ascom)

Mais uma “Semana do Micro Empreendedor Individual” será realizada em Aracaju, no período 31 de março a 05 de abril. Dessa vez a Praça será a Fausto Cardoso e o horário de funcionamento será das 8h às 18h. Além de prestar orientação empresarial gratuita para Micro Empreendedores Individuais, o evento também disponibiliza capacitações a todos aqueles que já deixaram a informalidade.

Serão disponibilizadas oficinas do programa Sebrae para o Empreendedor Individual (SEI) sobre temas relacionados à compras, vendas, finanças, associativismo, empreendedorismo, administração e planejamento. Além das capacitações, os técnicos também estarão prestando orientação sobre obrigações legais do MEI, serviços de baixa, formalização, alteração da empresa, preenchimento da Declaração Anual e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.

Quem aproveita a Semana do MEI são pessoas como o artesão Eduardo Santana, que trabalha com a criação de mascaras inspiradas no carnaval de Veneza, mas com toques nordestinos como as cores, matéria prima e a influencia do folclore sergipano. Eduardo foi um dos artesãos que participaram da Feira de Sergipe 2014, realizada todos os meses de janeiro na Orla de Atalaia.  “Aproveitei um mutirão do MEI realizado pelo Sebrae na Praça General Valadão e me formalizei. Foi ótimo e prático, hoje posso emitir nota fiscal, vender para instituições públicas e empresas privadas, tenho CNPJ”, destaca.

Em 2013 mais de 2,3 mil atendimentos foram promovidos pelo Sebrae e entidades parceiras durante a Semana do Microempreendedor Individual. O número foi 15% maior que o registrado no ano de 2012, quando foram promovidos dois mil atendimentos. Durante o evento também foram registradas 179 formalizações.

Para Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, para se ter sucesso no negócio é fundamental investir em capacitação e novos conhecimentos. “Estamos colocando à disposição dos pequenos empresários um conjunto de informações que são fundamentais para a gestão do empreendimento. É uma excelente oportunidade para eles verificarem como corrigir as falhas e crescer de forma continuada”, destaca o superintendente.

Parceiros

Representantes de diversos órgãos estaduais e federais também estarão no evento tirando dúvidas e prestando orientação sobre assuntos relacionados à formalização. Agentes de instituições financeiras disponibilizarão aos Micro Empreendedores informações sobre produtos e serviços bancários para alavancar os negócios. São parceiros do Sebrae na realização do evento a Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA; Banco do Brasil – BB; Banco do Nordeste do Brasil – BNB; Banco do Estado de Sergipe – Banese; Caixa Econômica Federal – CEF; Centro de Apoio ao Pequeno Empreendimento -CEAPE/SE; Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe; Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS; Junta Comercial do Estado de Sergipe – JUCESE; Secretaria Municipal da Fazenda – SMF; Secretaria Estadual da Fazenda – SEFAZ; Superintendência Municipal de Transporte e Transito – SMTT; Vigilância Sanitária Municipal – COVISA; Vigilância Sanitária Estadual – VISA.

MEI

O Micro Empreendedor Individual é uma categoria jurídica direcionada as pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria. Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 39,90, o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte. Outros benefícios importantes são poder vender para o governo, ter acesso facilitado aos serviços bancários e linhas de crédito. Atualmente mais de 500 atividades podem ser enquadradas como Micro Empreendedor Individual.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais