Semana do MEI registrou mais de 2,3 mil atendimentos

(Foto: Alfredo Moreira)

Mais de 2,3 mil atendimentos foram promovidos pelo Sebrae e entidades parceiras durante a ‘Semana do Microempreendedor Individual’, realizada entre os dias 5 e 10 de agosto na Praça General Valadão. O número é 15% maior que o registrado no ano passado, quando foram promovidos dois mil atendimentos.

Diferentemente das edições anteriores, em que o foco era a formalização de microempreendedores, este ano a ‘Semana ‘ teve como objetivos principais a orientação e capacitação daqueles que já atuam na economia formal.  Para isso, foram oferecidas diariamente duas oficinas do Programa Sebrae para o Empreendedor Individual (SEI) sobre compras, vendas, finanças, associativismo,empreendedorismo,administração e planejamento.

Durante o evento, também foram registradas 179 formalizações. Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse processo, representantes de diversos órgãos estaduais e federais também estiveram no local disponibilizando orientações gratuitas. Agentes de instituições financeiras apresentaram aos microempreendedores informações sobre produtos e serviços bancários para alavancar os negócios.

Outro serviço disponibilizado aos microempreendedores individuais foi a oferta de  informações sobre o programa Negócio a Negócio, que tem como meta levar gratuitamente informações técnicas aos empreendedores individuais e micro empresários por meio de visitas dos Agentes de Orientação Empresarial (AOE).

“Mesmo com a mudança de datas, conseguimos superar as expectativas. O público percebeu o quanto é importante estar sempre capacitado para poder enfrentar as dificuldades no dia a dia de uma empresa. Agora, sabemos que eles estão preparados para se posicionar em um mercado cada vez mais competitivo”, comemora o superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos.

A Semana do MEI seria realizada entre os dias 1 e 6 de julho, mas foi adiada em decorrência da dificuldade de locomoção dos participantes por conta das manifestações que estavam ocorrendo na capital. Foram parceiros do Sebrae na realização da ‘Semana’ a Prefeitura de Aracaju, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Estado de Sergipe (Banese), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Corpo de Bombeiros, Junta Comercial de Sergipe (Jucese), Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Microempreendedor Individual

O MEI é uma categoria jurídica direcionada as pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria.

Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 39,90, o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte. Outros benefícios importantes são poder vender para o governo, ter acesso facilitado aos serviços bancários e linhas de crédito. Atualmente mais de 500 atividades podem ser enquadradas como Microempreendedor Individual.

Fonte: Ascom Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais