Semarh adere gestão da Agenda Ambiental na Adm Pública

(Foto: Ascom/Semarh)

O seminário sobre a importância da utilização da Agenda Ambiental  na Administração Pública (A3P) foi realizado durante a manhã de hoje, 10, no auditório da Codise, para os servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). O evento, que teve como objetivo promover a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo, contou com a participação do secretário do Meio Ambiente Genival Nunes.

Segundo o secretário Genival Nunes a partir desta quinta-feira a Semarh e Adema estão aderindo a A3P.  “O próximo passo é trabalhar na implantação da Agenda Ambiental nos demais órgãos públicos da rede estadual. Isso será de extrema relevância, uma vez que com a implantação dessa agenda, os servidores públicos terão uma reflexão maior sobre as questões socioambientais, promovendo mudanças de atitudes e hábitos de consumo nas instituições”, afirmou.

“A A3P é uma prioridade. Se nós como órgãos ambientais não realizarmos essa conscientização, quem irá? Então, todas as medidas que serão abordadas nesse seminário é uma questão de moral nossa, um papel que deve ser desempenhado por cada um. Creio que com o uso da A3P a Semarh, juntamente com a Adema, serão modelos para as outras instituições”, comemora Genival.

A3P

Dando continuidade ao seminário a psicóloga da Semarh, Noemia Lobao ressalvou a importância da A3P, destacando que ela visa à responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da administração pública e estadual, inserindo critérios ambientais em todas as suas atividades, tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“Vale destacar que a A3P busca sensibilizar os gestores públicos para as questões socioambientais, promovendo o uso racional dos recursos naturais e a redução dos gastos institucionais. Contribui ainda para a revisão dos padrões de produção de consumo e para adoção de novos referenciais de sustentabilidade no âmbito da administração pública”, destaca Noemia, afirmando ainda que a A3P reduz os impactos socioambientais negativos diretos e indiretos causados pela execução das atividades de caráter administrativo e operacional.

Noemia citou ainda que a A3P foi estruturada a partir dos seus cinco eixos temáticos: o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão integrada dos resíduos gerados, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização e capacitação dos servidores e o uso de licitações sustentáveis. “Suas ações são decorrentes por base da política dos 5R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar, combatendo assim o desperdício de forma equilibrada fazendo uma economia para os cofres públicos”, diz.

Em seguida a coordenadora da A3P na Semarh Patrícia Souza apresentou o diagnóstico socioambiental da secretaria através da aplicação de um questionário. Destacou os pontos positivos e críticos e divulgou ainda o planejamento da AP3 para 2012 através da utilização dos eixos temáticos que compõe a agenda.

“Mediante ao uso racional dos recursos naturais e bens públicos iremos fazer um acompanhamento dos gastos, realizaremos campanhas para o uso desses bens e para o acondicionamento adequado dos resíduos, como a inserção de critérios socioambientais nos termos de referência através das licitações”, revelou Patrícia.

Banco de Dados Geoespacial

Já a coordenadora da A3P na Adema, Jéssika Sampaio além de divulgar o diagnóstico socioambiental do órgão, trouxe ainda, uma novidade para os técnicos da Adema, o Projeto de Banco de Dados Geoespacial que será implementando junto a pasta da A3P. “Com o uso desse banco de dados teremos resultados significativos como o tempo de análise do técnico em idas a campos, a redução de manutenção de frotas, a redução de combustíveis, além de aumentar a sua produtividade”, disse.

Jéssika destaca ainda que com o uso desse banco de dados, haverá também melhorias nos processos do licenciamento ambiental, reduzindo assim a eliminação da impressão de licenças, diminuição do uso de tonner, papel, manutenção de impressoras e tempo dos colaboradores.

Fonte: Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais