![]() |
Foto: Divulgação Sebrae |
Como as empresas podem solucionar conflitos sem adentrar na esfera judicial? Quais as diferenças entre conciliação, medição e arbitragem? Essas e outras questões serão respondidas nesta quinta-feira, 22, a partir das 8hs, na sede do Sebrae, durante o ‘Ciclo de Palestras sobre Resolução de Conflitos Empresariais’.
O evento pretende reunir empresários, gestores públicos e estudantes do curso de Direito da capital para disseminar os meios extrajudiciais de solução de controvérsias. Durante o encontro, o consultor da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), Guilherme Giussane, e o representante do Instituto Sergipano de Mediação e Arbitragem (ISAM), João Alberto Oliveira, irão destacar as vantagens proporcionadas pelos processos de conciliação, mediação e arbitragem, enfatizando as aplicações e os requisitos necessários para sua utilização.
Além das palestras, também será apresentado ao público o ‘Projeto de Mediação e Arbitragem do Sebrae em Sergipe, ’ que será desenvolvido junto aos micro e pequenos empresários a partir do próximo ano. Entre as ações previstas estão a promoção da cultura da arbitragem no Estado por meio da realização de palestras e eventos, a criação de câmaras de arbitragem e capacitação de mediadores e árbitros para atuarem na resolução dos conflitos.
“A utilização dos métodos alternativos garante ao empresário uma resposta mais rápida para o problema, usufruindo da mesma segurança que ele teria ao ingressar na Justiça com um processo. Outros benefícios são a economia de recursos e o sigilo entre as partes”, explica o analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Sergipe, José Américo.
As inscrições para o evento podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 2106-7754 ou até 30 minutos antes do evento. As mesmas palestras também serão promovidas na quinta-feira, a partir das 20hs, em Lagarto, na sede do Rotary Clube, e na sexta-feira, às 8hs, no Espaço Nobless, em Estância.
Fonte: Ascom/Sebrae