Com o objetivo de promover a cultura e a gastronomia sergipana, o Sistema Fecomércio, por meio do Conselho Empresarial de Turismo de Sergipe (Cetur), Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e Abrasel, promovem, de 23 a 29 de outubro, a Semana da Sergipanidade. O palco da celebração à sergipanidade será a Praça Fausto Cardoso, considerada o coração da cidade de Aracaju. O Senac, a partir do dia 24, apresenta aulas shows e oferta oficinas gratuitas, sempre de 18h às 21h.
“A Semana da Sergipanidade é um evento que vai celebrar a memória do povo sergipano, dando oportunidade de apresentar toda a cultura, a arte e a diversidade que existe no estado. O Senac dentro deste cenário se faz presente para atender uma demanda crescente que é apresentar o que há de mais relevante no estado de Sergipe em suas diversas atividades, da culinária ao artesanato”, afirma Adalberto Trindade Souto, gerente da Divisão de Educação Profissionalizante (DEP).
A praça, que recebeu uma ambientação de uma mini cidade cenográfica, abrigará apresentações musicais, do folclore sergipano, workshops culinários, exposições de artesanato, espaço kids, entre outros.
Roda de Conversa
A Roda de Conversa “Valorizando a Sergipanidade”, acontecerá das 15h30 às 17h, no auditório da Escola do Legislativo. “A Roda de conversa vai tratar sobre assuntos da sergipanidade. A importância da cultura, das pessoas conhecerem essa riqueza. Professores, pesquisadores e estudiosos sobre o tema participam desse diálogo, a exemplo dos professores Terezinha Oliva, Verônica Maria e Marcos Vinícius. Contaremos também com Ian Silva, criador do dicionário sergipanês “Sergipe Falado”. Será um momento de valorização do que é nosso, entender um pouco mais sobre aspectos culturais, históricos e patrimoniais do estado de Sergipe”, aborda Cristina Feitosa, analista educacional do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE) do Senac-SE.
Oficinas
O Senac vai oferecer oficinas e aulas shows em todos os dias do evento, buscando traduzir a sergipanidade, por meio da gastronomia. Estão sendo disponibilizadas 15 vagas por oficina, as inscrições são gratuitas e já estão disponíveis através do site do Senac.
Samuel Davi, chef dos Restaurantes do Senac-SE, será responsável pelas quatro aulas shows que serão ofertadas. Serão disponibilizadas 50 vagas por aula, as inscrições também são gratuitas e podem ser feitas através do site do Senac.
O chef que estará acompanhado da subchefe, Flávia Monteiro, produzirá a entrada e o prato principal. As pessoas que participarem do momento ainda poderão degustar.
Vai Turismo
O Vai Turismo é um projeto desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sistema Fecomércio Sergipe, com o objetivo de captar o turismo para o estado de Sergipe, buscando aproveitar ao máximo as capacidades da localidade, beleza natural, gastronomia, comércio, dentre outros. A Semana da Sergipanidade pretende incorporar aspectos do Vai Turismo no evento através das oficinas.
“Todo este evento estará ligado aos municípios que estão com o Vai Turismo. Nós vamos representar em cada oficina comidas regionais sergipanas típicas dos municípios de Laranjeiras, São Cristóvão, Tobias Barreto e Itabaianinha”, conta o gerente do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT) do Senac |SE, José Américo Siqueira.
Confira a programação Senac: Oficinas e Aulas Show
24/10/2023 – 18h às 21h
Abertura das oficinas com aula show do chef de cozinha Samuel Davi com o preparo e degustação da “Moqueca de Camarão Jenner Augusto”, inspirado no prato que tem grande importância para o Restaurante Escola Cacique Chá.
OFICINA REISADO: Bolinho de macaxeira e recheio de charque e queijo de coalho.
As danças folclóricas fazem parte da cultura brasileira, tem várias conotações e estão enraizadas no Sergipano e ligadas a momentos de alegria, trabalho, fartura etc. O bolinho representa toda a produção de mandioca e de queijo de coalho que há no Estado.
25/10/2023 – 18h às 21h
OFICINA RICHELIEU: Pastel frito com salada repolho.
Esta oficina representa a arte manual, e nela os alunos terão o contato com a comida de rua que se consome nas praças públicas de Itabaianinha, Lagarto, Tobias Barreto e municípios vizinhos, faz parte da cultura alimentar da região o consumo do “Pastel frito com salada repolho”.
26/10/2023 – 18h às 21h
Aula show com Samuel Drinks no preparo do “Drink de Mangaba” que representou Sergipe no evento Gastronomia Preta no Rio de Janeiro. O público poderá degustar do drink e aprender o modo de preparo utilizando a mangaba que é a fruta que representa nosso Estado.
OFICINA SAMBA DE COCO: Queijadinha de coco.
Sergipe é o segundo maior produtor de coco, que diariamente é consumido, in natura, o seu leite extraído ou consumindo a sua água. Em São Cristóvão, a Cidade Mãe tem uma gigantesca utilização deste ingrediente, nos preparos de beijus e moquecas, mas o que mais lembra a cidade é a “Queijadinha de coco” que será ensinada no evento.
27/10/2023 – 18h às 21h
OFICINA LAMBE SUJO: Caldinho de feijoada.
Esta manifestação cultural simula uma batalha entre dois grupos, que representam índios e escravos, nesta manifestação ambos saem pelas ruas tocando instrumentos até o final da tarde onde se encontram e acontece a batalha, neste dia é servida uma feijoada saborosíssima, o encontro acontece anualmente no município de Laranjeiras e na oficina os alunos vão aprender um “Caldinho de feijoada”, e poderão degustar do sabor que é servido na feijoada do Lambe sujo.
28/10/2023 – 18h às 21h
Aula show com Samuel Drinks, “Preparo de Drink refrescante à base de coco”, o uso do coco.
Para se inscrever, clique aqui.
OFICINA INFANTIL: Pipoca doce.
Preparo de “Pipoca doce”, essa oficina promete fazer com que as crianças revivam os momentos de alegria que seus pais e avós viveram anos atrás nas manifestações religiosas que aconteciam na praça Olímpio Campos, conhecida como praça da catedral, marcada por muitas brincadeiras, parque de diversão com a presença inesquecível do carrossel, muita pipoca doce comidas das mais variadas.
29/10/2023 – 18h às 21h
Finalização com aula show do chef de cozinha Samuel Davi com o preparo e degustação da “Moqueca de Aratu na palha” esse prato é encontrado em toda região litorânea de Sergipe, utiliza técnicas de preparo ancestrais que foram passadas de geração pra geração.
Inscrições:
https://www.se.senac.br/semanadasergipanidade
Com informações do Senac
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B